Dislexia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4667 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1

Dislexia: Uma abordagem multicausal dentre os fatores
relacionados ao transtorno
Maria Rita Fernandes Araújo,
Psicopedagoga, Psicomotricista Relacional E-mail: ritaraujo1@hotmail.com

Resumo O Presente artigo aborda a dislexia do desenvolvimento com suas múltiplas causas e seus fatores relacionados, instrumentalizando profissionais, terapeutas e pedagogos na forma de fornecer maiores subsídiospara uma intervenção efetiva em pacientes e alunos com transtornos de leitura e escrita. A partir de uma revisão literária analisa os déficits responsáveis por suas falhas e aponta os motivos pelos quais o processo de aprendizagem é interrompido em seu curso harmônico de desenvolvimento e a importância das percepções visuais, auditivas, espaciais, temporais, esquema corporal e a memória no seuaprendizado.

Palavras-chave: Dislexia. Neurofisiologia. Sequência Espaço-Temporal. Esquema Corporal. Introdução Transtornos de leitura, suas causas e consequências têm sido cada vez mais, objeto de pesquisas, buscando formas de melhor entender os motivos que dificultam ou impossibilitam um desenvolvimento harmônico do processo de aprendizagem. Dentro dessa linha, estudos apontam para a consciênciafonológica como um dos principais componentes na aquisição da leitura, transformando-se, portanto, diante de eventual ausência, num de seus principais problemas. Condemarin (1989) afirma que entre os principais fatores que influenciam a aprendizagem da leitura encontram-se a percepção, o esquema corporal, a noção temporal e a linguagem e ressalta:
“Perceber significa reconhecer estímulos, terconsciência deles e objetivá-los como vivência externas ao eu...”.

Definição de Dislexia Antes de tratarmos dessas percepções, com o propósito de situar o leitor, faz-se necessária breve explanação sobre o que se entende por Dislexia. Do latim, dys, como “dificuldade”, e lexia, como “palavra”, Moojen (2006) define a Dislexia do Desenvolvimento como um transtorno de aprendizagem da leitura e daescrita, em nível severo, que afeta um subconjunto, claramente minoritário, dos indivíduos com problemas na aprendizagem da leitura e da escrita. Dessa forma, é assim considerada por estar em uma escala elevada dentro das dificuldades de aprendizagem, com rendimento escolar que se situa inferior ao esperado para a idade cronológica, para o potencial intelectual e para a escolaridade do indivíduo.Trata-se, também, de uma condição hereditária com alterações genéticas, apresentando, ainda, alteração neurológica, que surge em decorrência de dificuldades no processamento auditivo e visuoperceptual.

2

Contribuições neurofisiológicas A Dislexia apresenta disfunção em diferentes áreas e estímulos cerebrais. Sendo assim, tem-se como prioridade a compreensão do funcionamento de partes do sistemanervoso envolvida na aquisição da linguagem oral e escrita. De uma forma mais abrangente tem-se como causa neurológica desse transtorno a falta de maturação do hemisfério esquerdo responsável pela linguagem, pensamento analítico ou racionalização, cálculo, verbalização e inteligência.

infoescola.com

Cabe lembrar que anterior à linguagem escrita é a aquisição da fala, assim como sua compreensão. Umprimeiro indício que leva a suspeitas de Dislexia é um atraso na fala da criança. O órgão sensorial que predomina as sensações auditivas é o ouvido sendo que, no lobo temporal, a informação auditiva é captada, reconhecida e armazenada na memória de curto prazo. No lobo frontal é encontrada a Área de Broca, situada no terceiro giro frontal inferior, no hemisfério, que é dominante para a linguagem.Essa área é responsável pela formação das palavras e é ali que ocorre o planejamento para a formação de palavras individuais e, também, das frases. Atua em íntima associação com a área de Wernicke, da compreensão da linguagem. Esta, recebe informações de todas as outras áreas interpretativas, como visuais, auditiva e sensorial, havendo, assim, a compreensão das palavras quando são ouvidas ou...
tracking img