Rt linux

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (490 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Características
O RTLinux é um sistema operacional de tempo real crítico. Seu kernel é uma extensão do Linux que se propõe a suportar tarefas com restrições temporais.
Não confundir a versão doRTLinux com a versão do kernel do Linux. RTLinux não é um código independente, isto é, não é uma nova versão de Linux. Parte é um "patch" sobre o kernel do Linux e a outra parte são módulos carregáveis.É moldado para funcionar sobre uma versão do kernel do Linux.
O RTLinux é um sistema operacional no qual um kernel de tempo real coexiste com o kernel do Linux. O objetivo deste modelo é permitir efacilitar que aplicações utilizem os serviços do Linux (comunicação com a rede, sistema de arquivos, controle de processos etc.). O Linux é responsável até mesmo pela inicialização do RTLinux e pelosdrivers.
O kernel de tempo real situa-se entre o kernel do Linux padrão e o hardware. Além disso, o kernel de tempo real executa o kernel convencional como sua tarefa de mais baixa prioridade (tarefaLinux), usando o conceito de máquina virtual para tornar o kernel convencional e todas as suas aplicações completamente interrompíveis.

Na Figura é mostrado o Kernel básico do Linux sem suporte detempo real. Pode-se observar que o Kernel do Linux separa o hardware das tarefas de nível de usuário. O Kernel tem a função de gerenciar todas as tarefas de nível de usuário.

kernel do Linuxmodificado para suportar tempo real. É introduzida uma camada adicional de abstração – denominada “máquina virtual" - entre o kernel padrão do Linux e o hardware do computador.
A camada de abstraçãointroduzida pelo RTLinux trabalha interceptando todas as interrupções de hardware.
As interrupções de hardware não relacionadas às tarefas de tempo real, como interrupção de software, são passadas entãoao kernel do Linux para serem executadas.
As tarefas de tempo real têm o acesso direto ao hardware, e não usa a memória virtual, Elas são escritas como os módulos que podem ser dinamicamente...
tracking img