Direitos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2791 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Direitos Humanos










Universidade Anhanguera - Uniderp

Curso: Serviço Social II
Disciplina: Sociologia
Professora: Darleide Jubé
Tutor a distância: Mariselma Maidana Ferreira
Nome: Elenir Pereira de Oliveira RA:349857
Nome: Leticia Fernandes Viana de Mello RA:349858
Nome: Luciano Alves MontijoRA:352907
Nome: Valderci Rustiguel Viana RA:349861
Nome: Nayana Carneiro Caetano Rocha Lima RA:401649


Goiânia, 21 de novembro de 2012.
Atente-se para os seus Direitos


[pic]

Disponível em: acessado em: 08 out de 2012

Todos tem seus direitos preservados, só devemos
conhecê-los.

Dados estatísticos daspolíticas e programas de direitos humanos no Brasil nos municípios no ano de 2009


[pic]


Disponível em: acessado em: 08 out de 2012














Introdução:


Os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição. Uma série de tratadosinternacionais de direitos humanos e outros instrumentos adotados desde 1945 expandiram o corpo do direito internacional dos direitos humanos e a Declaração Universal dos Direitos Humanos (proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Paris, em 10 de Dezembro de 1948) é um documento marco; foi elaborada por representantes de diferentes origens jurídicas e culturais de todas as regiões do mundo.
Osdireitos humanos foram conquistados às custas de muitas lutas sociais e revoluções. No Brasil não foi diferente esse processo e não pode ser compreendido fora de um processo histórico de evolução, lutas e conquistas dos direitos.
As revoluções que mais se destacaram no cenário mundial foram as Revoluções Francesa e a Americana.


















Desenvolvimento:

DeclaraçãoUniversal dos direitos humanos e Declaração dos direitos da Virgínia:

A declaração dos direitos da Virginia e a declaração dos direitos humanos opõem-se ao absolutismo do Estado. A liberdade deve ser garantida por um governo baseado nas leis.
Essas declarações reconhecem e declaram os direitos.
Na declaração dos direitos da Virginia os direitos são considerados naturais, os homens nascemcom esses direitos. Já nascem livres, com direitos certos essenciais. Direitos a propriedades, segurança, liberdade religiosa, liberdade de imprensa entre outros. Todos os direitos civis já na Declaração dos direitos humanos além dos direitos serem naturais eles são para todos os povos do mundo. Algumas novidades da Declaração Universal dos Direitos Humanos: ela diz que todos os humanos têm direitonão serem descriminados seja, por raça, cor, sexo, língua, etc. Temos também os direitos sociais: educação, saúde e trabalho.

Solidariedade Social presente na obra de Emili Durkheim:

Existem dois tipos de solidariedades presentes na obra do sociólogo Emili Durkheim que é a solidariedade mecânica e orgânica.
Esse sociólogo teve o interesse de desvendar fatores que possibilitem a coesão e apermanência das relações sociais ao longo do tempo e das gerações. Para Durkheim a existência de uma sociedade só é possível dentro de um determinado consenso entre seus membros constituintes. Esse consenso se fundamenta em diferentes tipos de solidariedade social.
Na solidariedade mecânica em que os imperativos e proibições sociais vêm da consciência coletiva (valores do grupo de pertencimentoos quais são passados de forma verbal). Esse modelo prevalece nas sociedades primitivas ou arcaicas.
Já na solidariedade orgânica ocorre um enfraquecimento da consciência coletiva. A divisão econômica do trabalho social é mais desenvolvida os profissionais assumem funções especificas dentro da divisão social do trabalho.
Nesse modelo os indivíduos se unem, não porque se sentem semelhantes ou...
tracking img