Portugues instrumental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (730 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Português Instrumental.

Leitura e Produção Textual.

01. O que é texto?

02. Como produzir um texto.

03. EPT- (Elementos pragmáticos da textualidade).

3.1. Coesão

3.2. Coerência

3.3.Informatividade

3.4. Aceitabilidade

3.5. Receptividade

3.6. Situcionalidade

3.7. Intertextualidade

Códigos de linguagem

FONTE: Local de saída do código ou mensagem

EMISSOR: Aquele que emite a mensagemMENSAGEM: È o código, a idéia que se quer passar; pode ser um sinal, uma palavra, uma frase, um texto. É transmitida através de vários canais.

RECEPTOR: É aquele que recebe a mensagem. Estamensagem pode ter uma receptividade positiva ou negativa, dependendo dos elementos que a estejam integrando.


A produção de um texto

1. Toda vez reunimos nossas idéias, e, utilizamos os recursosnecessários a fim de facilitar o entendimento daquilo que foi composto através da linguagem escrita, chama-se “texto”

2. Para iniciarmos a produção de um texto é de fundamental importância que tenhamos emnossas mentes “aquilo que se quer escrever’. Em seguida, ordenar as idéias, não se esquecendo de obedecer aos seguimentos das mesmas, como por exemplo: Introdução – desenvolvimento – Conclusão.

a)INTRODUÇÃO: É o inicio do tema do qual você quer falar, geralmente pode-se começar com uma afirmação ou ate mesmo uma pergunta a fim de causar um certo interesse, e ou curiosidade por parte do leitore, ao mesmo tempo, incitá-lo a desenvolver ou assimilar melhor o texto.

b) DESENVOLVIMENTO: É a idéia central do texto, é o “gancho” da introdução.

Aqui são colocados os tópicos principaisda redação e/ou dissertação. Considera-se como “corpo do texto”.

c) CONCLUSÃO: Como a própria palavra explica, esta é a parte final da redação. Finaliza-se ou “fecha-se” a mesma“sintetizando” as idéias-chaves colocadas tanto na introdução, como no desenvolvimento. Pode-se colocar de preferência de forma sutil, uma idéia própria, que argumento e/ou que deixe ao leitor/receptor da...
tracking img