Direitos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1193 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA (POLO CRICIÚMA, SC)
CURSO SUPERIOR DE SERVIÇO SOCIAL








SERVIÇO SOCIAL SEUS AVANÇOS E RECONHECIMENTO





AMABILE DELFINO VICENTE-RA 371723
ANDREZA VIEIRA BITTENCOURT-RA 375847
DEISE PAES DOMINGOS - RA 350920
FLAVIA BEZERRA ALVES-RA 387910
GILMARA PAES RIBEIRO RA-353105
RANIELI ALEXANDRE SEVERINO RA-379873










CRICIÚMA, 13 DE JUNHO DE 2012.
AMABILE DELFINOVICENTE
ANDREZA VIEIRA BITTENCOURT
DEISE PAES DOMINGOS
FLAVIA BEZERRA ALVES
GILMARA PAES RIBEIRO
RANIELI ALEXANDRE SEVERINO








SERVIÇO SOCIAL SEUS AVANÇOS E RECONHECIMENTO









Trabalho Acadêmico do Curso de serviço social da Faculdade Anhanguera (Polo Criciúma, SC).



Professor (a) Msc: Maria Edilene Xavier Rocha Garcia.CRICIÚMA, 13 DE JUNHO DE 2012.



1- INTRODUÇÃO



Este trabalho foi elaborado através de entrevistas e pesquisas com profissionais atuantes na área do serviço social nos dias de hoje. Discutimos as mudanças sofridas no decorrer do tempo desde o início da profissão, os trabalhos desenvolvidos e maneiras de se portar diante de situações do cotidiano.As entrevistas foram feitas com vários profissionais da área atuantes que apesar das dificuldades que enfrentam com pessoas que envolvem política com assistência desempenham seus trabalhos com profissionalismo e ética no que fazem.




































2-SERVIÇO SOCIAL SEUS AVANÇOS E RECONHECIMENTO



O serviço social deu-se inicio com a igreja católica, presente até hojecom ação assistencialista de benfeitorias, mais no campo de trabalho se deu inicio após os movimentos sociais, de reconhecimento da profissão, das conferencias que estabeleceram as dimensões para um projeto teórico prático, ético e politico, deixando assim de ser um atendimento apenas assistencialista para resolver o problema não só naquele instante, passando a ser estudado a ser estudo para umasolução a médio longo prazo. Através da demanda social que reconhecida, acaba por requisitar o certo tipo de interversão profissão. Só podemos pensar em profissão na medida em que ela atente e responde as demandas que são atendidas por ela, ou seja, é uma formação institucional especifica e regulamentada que deve dar legitimidade ação de certos quadros profissionais.
Como todo começonão foi nada fácil às vivencias acadêmica são importante, aprendemos as teorias de forma minuciosas, mais no cotidiano do profissional é exigida agilidade, contatos imediatos e dentre outros um psicossocial ativo. No vasto tipos de demandas que vamos enfrentar existem muitos obstáculos, nos quais não podemos nos deixar abalar temos que estar preparados para orientar de maneira clara e objetiva aspessoas que chegam ao serviço.
Um dos principais pontos, que vai constantemente se modificando é o vinculo, a credibilidade e a rede de acesso dos usuários do serviço social mantendo um bom relacionamento com todos os colegas de profissão para fortalecer e trocar informações e encaminhar os usuários quando necessários de forma correta. A motivação cresce a cada dia. Quanto a expansão domercado de trabalho onde o principal contratante ainda continua sendo as prefeituras para o planejamento/programação de políticas sociais,devido a descentralização das políticas públicas,hoje a mais procura por assistente social devido a ampliação de programas sociais.
A valorização e o respeito ao profissional, onde conquistou o espaço nos diversos seguimentos em quem atuam,consolidando aimportância desta profissão na superação das desigualdades sociais e rompimento dos ciclos inter geracionais de vulnerabilidade. Apesar de continuarem baixos algumas instituições estão mudando o comportamento, no que se refere a valorização e remuneração dos profissionais o que implica no reconhecimento e consolidação da profissão.
A ética não deve ser rompida no serviço social. Todo...
tracking img