Direitos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2502 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera-Uniderp
Centro de Educação a Distância
Polo-Vitória ES
Alessandra dos Santos Prates-224146
Aline Santos Schultz-224145
Ednailza dos Santos Prates-224144
Maria Luiza Pires-224185
Silvana Monteiro Ferreira-265782



Vitória – ES
2011

Universidade Anhanguera-Uniderp
Centro de Educação a Distância
Polo-Vitória ES
Alessandra dos Santos Prates-224146
AlineSantos Schultz-224145
Ednailza dos Santos Prates-224144
Maria Luiza Pires-224185
Silvana Monteiro Ferreira-265782



Trabalho apresentado à Universidade
Anhaguera-Uniderp como desafio
De aprendizagem do 4º período
do curso de Serviço Social,sob
orientação da Tutora a distância Eli
Sandra da Silva Francisco.

Vitória – ES
2011

Introdução

Os Direitos Humanos são um conjuntode leis, vantagens e prerrogativas que devem ser reconhecidas como essências pelo indivíduo para que este possa ter uma vida digna, ou seja, que não seja inferior ou superior aos outros porque é de um sexo diferente, porque pertencem a uma etnia diferente, ou religião, ou até mesmo por pertencerem a um determinado grupo social. São importantes para que se tenha uma convivência em paz.
São tambémum conjunto de regras pelas quais não só o Estado deve seguir e respeitar, como também todos os cidadãos a ele pertencentes.
A função dos Direitos Humanos é proteger os indivíduos das arbitrariedades, do autoritarismo, da prepotência e dos abusos de poder. Eles representam a liberdade dos seres humanos, e o seu nascimento está ligado ao individualismo das sociedades que se foi criando ao longodos tempos, e por conseqüência levou á necessidade de limitar o poder do Estado sobre os indivíduos, fazendo com que o respeitasse e aos seus interesses. Desta formas estão associados a uma idéia de civilização, de democracia, que em conjunto refletem uma idéia de igualdade e de dignidade para todos os seres humanos.
Em muitas regiões do planeta não são ainda cumpridos os direitos humanos, poisestes vão contra a tradição, a religião e o comportamento social, o que impede os indivíduos de obterem o que lhes é devido, pondo em causa a validade universal destes mesmos direitos.
O que acontece em muitos casos é que apesar de existir uma luta constante a favor do reconhecimento dos direitos humanos,ainda é enorme os descasos com o trabalho infantil,a exploração sexual de crianças,criançasenvolvidas com o tráfico,etc.Todos o vêem, todos o sentem, mas ninguém é capaz de punir os culpados e de proteger quem não se sabe defender.
A condição de cidadão é o que nos faz sentir pertencer a uma cidade. Este sentimento traduz-se em possibilidades de lutar e conquistar as condições reais de uma vida digna e feliz.
Na TV, no rádio, nos jornais e até nos programas de entretenimento, ouvimosfalar em cidadania. No entanto, as pessoas sabem o que significa ser cidadão? E mais, elas tem exercido plenamente sua cidadania?
Cidadania é um conjunto de direitos e deveres que toda pessoa possui. Portanto, ser cidadão é cumprir com seus deveres e ter seus direitos garantidos e reconhecidos pelo Estado através das leis. Não só os advogados precisam conhecer as leis, todo cidadão também pode eprecisa, só assim é possível cobrar direitos e cumprir deveres. Ser cidadão é uma forma de transformar, contribuir e melhorar sua comunidade, sua cidade e o seu país.
Há quem defenda que o trabalho infantil é uma prática disciplinadora, prepara as crianças para a vida e é uma forma de evitar a malandragem.
Pois na verdade, a principal razão pela qual as crianças trabalham é a pobreza das suasfamílias (algumas crianças até trabalham para a sua subsistência). É óbvio que existem também outros fatores que condicionam o trabalho das crianças, tais como, a violência; a falta de oportunidades educativas, profissionais e de realização pessoal.
No meu ponto de vista o trabalho infantil traz conseqüências para as crianças exploradas.Por exemplo, as crianças não podem ter uma boa educação, nem...
tracking img