Abertura da dos festejos junino em pedra branca, 05/06/2011

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4660 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – Uniderp Centro de Educação a Distância
Curso: Ciências Contábeis
Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Professor EAD: Edilene Maria de Oliveira
Tutor Presencial: Rafael Honorato Barros
Pólo: Pedra Branca - CE

Sustentabilidade no contexto social

Grupo: FRANCISCO OZENÁRIO ABRANTES DE MELO
RA: 303738RA:

RA:

RA:

RA:

RA

PEDRA BRANCA – CE

2º SEMESTRE – 2011

Sustentabilidade no contexto social

No contexto atual em vivemos quando o assunto se refere em sustentabilidade, normalmente as pessoas associam somente apreservação do meio ambiente e dos animais em extinção. Porém na verdade o assunto da sustentabilidade vai muito além disso, o mesmo amplia-se de forma mais abrangente, ele inclui também a figura do homem e, consequentemente, sua preservação. Para isso, surgiu o conceito de sustentabilidade, que se preocupa em promover ações voltadas para o resgate da cidadania da pessoa humana, garantindo seusdireitos universais: saúde, educação, moradia, trabalho, etc. Para um processo sustentável, o bem-estar do homem é objetivamente necessário, pois é ele o principal responsável por implementar as demais ações de sustentabilidade que garantirão o futuro para a sua e para as novas gerações.
Dentro dos aspectos de conceituação podemos entender a sustentabilidade como um modelo ou processo queenvolve relações entre desenvolvimento econômico, qualidade ambiental e equilíbrio social, que satisfaça as necessidades das gerações atuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades.
Conforme PEREIRA, SILVA e CARBONARI (p. 74, 2011) “sustentabilidade pode ser definida como a característica de um processo ou sistema que permite que eleexista por certo tempo ou por tempo indeterminado.”
Assim compreendemos que o processo de Sustentabilidade é totalmente sistêmico, mostrando ser integrado e relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. O termo é usado hoje para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, estandodiretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.
O idealismo da sustentabilidade se mostra como um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal modo que asociedade juntamente com os seus membros e as suas economias possam de alguma forma preencher as suas necessidades e expressar o seu maior comprometimento e potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a conseguir a melhoria e eficiência na manutenção indefinida dos propósitos da sustentabilidade.
Em relação aosurgimento da sustentabilidade no contexto atual FIUZA (2006) afirma que:
O conceito surgiu em virtude da busca existente em solucionar os problemas ocasionados pela exploração descontrolada dos recursos naturais, ao longo da história da humanidade; tornando-se cada vez mais evidente nas últimas duas décadas, a gravidade das consequências das explorações predatórias da natureza.Quando se aborda sustentabilidade, deve-se considerar a interdisciplinaridade do seu conceito. A sustentabilidade abarca várias áreas do conhecimento humano, dentre elas a mais lembrada talvez seja a ambiental.

Sustentabilidade no contexto social

Em relação à aplicação do papel da sustentabilidade diretamente no contexto do planejamento ambiental, a mesma responde diretamente pela...
tracking img