Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (932 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Faculdade de Educação da Baixada Fluminense

Discente: Gisele Sotenos Mesquita
Docente: Anne Meller
Educação Linguagem e Conhecimento IV

Resenha doLivro A escola com sempre sonhei Sem imaginar que podesse existir. De Rubem Alves

O livro traz um relato do autor que impressiona pela descoberta de haver uma escola que qualquer educador recémsaído da faculdade sonha em encontrar e trabalhar. A Escola Pontes chama a atenção da sua reformulação do espaço da escola, um lugar digno de ser explorado e ser copiado.Nas linhas do livro asatisfação do autor fica clara e sua determinação de compartilhar isso a todos. O livro impressiona pela clareza dos fatos e com linguagem fácil de entender tanto a opinião do autor com o espaço para o próprioleitor se identificar com a narrativa.
Não existe capítulos obscuro ou de duplo sentido, é um livro que deveria ser o primeiro de qualquer formação acadêmica que envolver a educação, jádescrever uma escola real que conseguiu transformar o modelo fordiano escolar em um modelo próprio de construção da identidade de cada criança. Apesar de haver uma repetição nos capítulos, não sei pordeslumbramento ou por aumentar o livro o autor se repete tanto na descrição como em sua opinião, mesmo com isso não dar para tirar o brilho da leitura.
Cada palavra deste livro traz a reflexão sobre aeducação e como ela tem sido vista e planejada e qual seu real sentido na sociedade. A Escola de Pontes trabalha a construção da sociedade não com saberes inculcados e ate mesmo sem sentidos para osalunos ela trabalhar a cidadania com uma representação ativas das crianças onde elas mesmas crias os deveres e direitos, não na base do medo como no filme “entre os muros da escola”. Aqui se temconsciência de ser um cidadão com total responsabilidade e sem deixa de ser criança. O trabalho desenvolvido é fazer com que a criança tenha uma participação ativa naquilo que ela ira aprender e saber...
tracking img