Direitos humanos e pluralidade cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1684 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Alessandra Vicente da Silva: RA-382893.ale_sandravicente@hotmail.com
Juliana Lopes de Santana: RA-372038. lopesmonteirobts@gmail.com
Mariangela da Costa do Nascimento: RA-374682. aangelical-gra@hot.mail.com
Miriam Midoni Watanabe: RA-372040. karomi_9hotmail.com

DIREITOS HUMANOS E PLULARIDADE CULTURAL

Trabalho apresentado para disciplina de: Educação eDiversidade, ministrado pela Profª. EAD: Ma. Mariciane Moraes Nunes. Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Anhanguera-Uniderp, primeiro semestre, período noturno. Polo Barretos-SP.

BARRETOS
2012

DIREITOS HUMANOS E PLURALIDADE CULTURAL
* DIREITOS HUMANOS
Declaração Universal dos Direitos Humanos aprovada pela ONU no dia 10 de dezembro de 1948, depois da segunda guerramundial, o texto do documento foi escrito pelo Canadense John Peters Humphrey.
O objetivo maior desta educação na escola é fundamentar o espaço escolar como uma verdadeira esfera publica democrática.
Nenhum outro tema desperta tanta polêmica em relação ao seu significado, ao seu reconhecimento, como o de direitos humanos. É relativamente fácil entendermos e lutarmos por questões que dizem respeito àcidadania, à ampliação da cidadania.

* PLURALIDADE CULTURAL
É a existência de várias culturas. O Brasil é um País rico em diversidade étnica e cultural, plural em sua identidade: é índio, afro-descendente, é urbano, sertanejo, caipira,caiçara...Contudo, ao longo de nossa história tem existido preconceitos e relações de discriminação e exclusão social que impedem muitos brasileiros de teruma vivencia plena de sua cidadania. Quando se fala de preconceito e descriminação, o professor deve estar preparado e a escola tem um papel crucial a desempenhar nesse processo, sendo que:
* É o espaço em que pode se dar à convivência entre crianças de origens e níveis sócio-econômicos e culturas diferentes, com costumes e dogmas religiosos também diferentes, com visões do mundo diversasdaquelas que compartilha em família.
* A escola apresenta à criança conhecimentos sistematizados sobre o país e o mundo.
* Reconhecer e valorizar a diversidade humana, partindo de um processo de conhecimento e respeito de nossas identidades culturais.
* Resgatar e promover atitudes individuais e coletivas contra o preconceito e a favor do respeito as diferenças.
A escola exerce um papelcrucial na vida do homem, agindo como formadora de valores e, com isso, tendo a capacidade e a responsabilidade de mudar sua mentalidade e superar os preconceitos. Para isso, é fundamental que o professor, crie na sala de aula um ambiente de dialogo cultural.

“A INVENÇÃO DA INFÂNCIA”

Reportagem
Pesquisa realizada pela professora Irene Sales de Souza, da Universidade Estadual Paulista, emFranca, mostrou que 83% dos 200 entrevistados negaram já ter presenciado situações de discriminação no ambiente escolar, apesar de todos serem unânimes em afirmar que existe racismo no Brasil! Por isso, está mais do que na hora de abordar essa difícil questão em sala de aula e evitar que mais crianças (sobretudo da raça negra) desistam de estudar. "A discriminação afeta a auto-estima do estudante.Isso se reflete no aprendizado e é uma das causas da evasão", confirma a pesquisadora Ana Maria de Niemeyer, professora do Departamento de Antropologia da Universidade Estadual de Campinas.
Lutar contra o preconceito é uma decisão que precisa ser encampada pela coletividade, não é uma responsabilidade só de quem é discriminado. "Se a construção da auto-imagem do jovem em nosso país prevê que onegro se sinta submisso e o branco, superior, sempre haverá problemas para a sociedade como um todo", analisa a consultora educacional Isabel Santos, do Centro de Estudo das Relações de Trabalho e Desigualdades, o Ceert. Para combater essa triste realidade, a instituição está promovendo o prêmio Educar para a Igualdade Racial, que valoriza iniciativas criativas, desenvolvidas dentro da escola, com o...
tracking img