Direitos humanos e pluralidade cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (437 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DIREITOS HUMANOS E PLURALIDADE CULTURAL
As várias formas de abordar as diferenças culturais

As culturas humanas promovem as suas crenças, valores morais, mitologias, artes em geral, influenciandoe formando indivíduos a partir do que ele aprende e ensina. A diversidade dentro da espécie humana é a chamada "Pluralidade Cultural", que se resulta ao conhecimento e a valorização decaracterísticas étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, também busca mostrar transformações que oferecem elementos para a compreensão de que, valorizar etnias eculturas diferentes, não significa se juntar aos valores do outro, mas saber respeitá-lo como expressão da diversidade.
Mas em um mundo miscigenado e pluralmente cultural, onde há divergências de opiniõese objetivos de cada ser, como conviver com o próximo em harmonia? A resposta não é simples e nem tão fácil de ser encontrada. O Brasil que é um exemplo de intenso processo de miscigenação e queresultou num país de cultura diversificada convive diariamente com situações preconceituosas e racistas contra mulheres, índios, homossexuais, negros e até portadores de necessidades especiais. O desafio dese conviver com a diferença na sociedade é complicado, mas necessário e não podemos nos esquecer de que é assegurado para todo ser humano o direito ao respeito de sua cultura.

“Princípio da igualdignidade e do respeito por todas as culturas: A proteção e a promoção da diversidade das expressões culturais pressupõem o reconhecimento da igual dignidade e o respeito por todas as culturas,incluindo as das pessoas pertencentes a minorias e as dos povos indígenas”. (Convenção sobre a proteção e promoção da Diversidade das Expressões Culturais, 33ª reunião da Conferência Geral da Organizaçãodas Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura, em sua, celebrada em Paris, de 03 a 21 de outubro de 2005).

Precisamos observar alguns aspectos como necessário para diminuir estas...
tracking img