Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EQUAÇÕES DO 1º GRAU
Acadêmica: Fernanda Cristina Francisco
Professor Tutor Externo: Aparecido Parente
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso de Licenciatura em Matemática – Turma: MAD 0150
Prática Educativa – Modulo II - 14/10/2012

RESUMO

Este estudo realizado no município de Joinville, estado de Santa Catarina, apresenta das Equações do 1º Grau, bem com seu mentor ehistórico de aplicações. A pesquisa foi realizada no período compreendido entre os meses de setembro e outubro do ano de 2012. Os dados foram levantados juntos as fontes secundárias. As equações do 1º Grau com uma ou mais incógnitas constituem um tópico importante do Currículo Escolar de Matemática, onde no 1º e 2º ciclos da vida escolar já se trabalha com as igualdades numéricas ou com objetos,formando equações simples, mas nessa altura do processo, os objetivos não é aprender a resolver equações, mais sim desenvolver o raciocínio e o conceito de igualdade e a compreensão das propriedades das operações. A aprendizagem da resolução de equações do 1º Grau a uma incógnita e do seu uso na resolução de problemas é objeto de trabalho no 3º ciclo, sendo necessário dar atenção às dificuldadesdos alunos associadas aos conceitos básicos referentes às equações, às dificuldades que resultam da complexidade crescente das expressões envolvidas nos dois membros de uma equação e também às dificuldades que resultam de uma incompleta apreensão dos conceitos aritméticos.

Palavras-chave: Resolução; Problemas; Equação; 1º Grau.

1. INTRODUÇÃO

Equação  é toda sentença matemáticaaberta, representada por uma igualdade, onde existe uma ou mais letras que representam números desconhecidos. A palavra equação tem o prefixo “equa”, que em latim tem o significado de "igualdade".
Toda sentença matemática expressa por uma igualdade, na qual existe uma ou mais letras que representem números, é denominada equação. Cada letra representa um número desconhecido e por este motivo échamada de variável ou incógnita.
A expressão matemática situada à esquerda do símbolo de igualdade (=) é denominada primeiro membro da equação (ou da igualdade) e a expressão situada à direita do símbolo de igualdade (=); passa a ser chamada de segundo membro da igualdade (ou da equação). Neste contexto, pode-se entender que uma equação é uma igualdade entre duas expressões, onde, em pelomenos uma das expressões figura uma ou mais variáveis (letras).


2. DESENVOLVIMENTO

Uma equação do primeiro grau, também é conhecida como equação linear. Este tipo de equação é representada por meio de uma sentença matemática aberta, onde pode existir uma ou mais letras (variáveis) em ambos os lados da igualdade e estas letras (variáveis) apresentam expoente unitário. O expoente daletra (variável) representa o grau da equação.

2.1. Origem das Equações do 1º Grau

A Equação do 1º Grau teve sua origem na Índia ela foi desenvolvida pelo matemático Brahmagupta que gostava de propor questões envolvendo figuras geométricas, principalmente os quadriláteros. De acordo com Boyer (1996, p. 151) Brahmagupta “foi o primeiro matemático a dar uma solução geral da equaçãolinear diofantina: ax + by = c, onde as letras (variáveis) a, b e c são números inteiros”.
Segundo Almeida & Correa (1997, p. 02 a 08), o primeiro estudo com referência as equações, consta no papiro de Rhind, um documento egípcio que trata de assuntos da matemática, escrito por volta de 1650 anos antes do nascimento de Jesus Cristo.
Segundo Boyer (1996), na Índia antiga um dos passatempo muito popular dos matemáticos hindus da época era a solução de quebra-cabeças em competições públicas, em que um competidor propunha problemas para outro resolver. O autor enfatiza que havia grande dificuldade relacionada com os conteúdos da Matemática naquele período. Os problemas eram propostos sem nenhum sinal e sem nenhuma variável. Sendo assim, poucos sábios eram capazes de resolver os...
tracking img