DIREITOS HUMANOS E PLURALIDADE CULTURAL

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIREITOS HUMANOS E PLURALIDADE CULTURAL

Uma das maiores problemáticas dos direitos humanos é protegê-los, sua eficácia ainda encontra limites sociais, econômicos e principalmente culturais.Propõe-se o multiculturalismo como abordagem de sustentação e respeito aos direitos humanos.
O conceito de direitos humanos é unificar a sociedade dando importância às diferenças culturais e reforçando auniversalidade diante dos valores e direitos porque são indispensáveis para a vida com dignidade. Assim podemos dizer que a pluralidade cultural está ligada diretamente aos direitos humanos, na lutacontra a desigualdade e conflitos culturais.
Em novembro de 2001, a UNESCO, vinculada a Organização das Nações Unidas (ONU), aprovou a declaração universal sobre a Diversidade Cultural, é umimperativo ético, inseparável do respeito à dignidade humana. Ela implica o compromisso de respeitar os direitos humanos e as liberdades fundamentais, em particular os direitos das pessoas que pertence àsminorias e os dos povos autóctones. Ninguém pode invocar a diversidade cultural para violar os direitos humanos garantidos pelo direito internacional, nem para limitar o seu alcance.
A pluralidadecultural é a valorização e conhecimento de cada cultura de diferentes grupos incentivando o convívio destes diversos grupos é fazer dessa característica um fator de enriquecimento cultural valorizando aprópria identidade cultural e regional. Dentro da pluralidade cultural abrange o preconceito, o racismo, o índio, a imigração, as diversas religiões, como o judaísmo, o catolicismo, os protestantes e oislamismo.
Só nos tornamos de fato humanos na medida em que convivemos e aprendemos com outras pessoas em uma dada cultural. Através deste aprendizado na vida social formamos nossa personalidade eelaboramos planos para a vida, nossos sentimentos e desejos. Tudo só pode acontecer verdadeiramente se participarmos de um mundo cultural partilhando um conjunto de referências sociais. Indicando um...
tracking img