Direitos do paciente hiv

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (894 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Direitos dos pacientes com HIV/Aids 02 Outubro 2009

Pessoas com HIV/Aids têm o direito garantido por lei a medicamentos gratuitos.

Sabemos que um grande número de pessoas sofre por não tercondições de fazer uso dos medicamentos contínuos adequados para o seu tratamento conforme prescrição médica.

Muitas pessoas não possuem condições financeiras para custear o melhor tratamento, omais adequado, devido aos custos descomunais, assim, prejudicando-se ainda mais em sua saúde e consumindo cada vez mais o seu estado físico e emocional.
Entretanto, é de suma importância ressaltar queo direito à vida e o direito à saúde nos é assegurado pela Constituição Federal, nossa lei maior:

Art. 196 - A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais eeconômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

O acesso aos medicamentosdeve atingir a todos de forma igualitária e isonômica.

Através da nossa Carta Maior, pessoas com HIV/Aids são amparadas pelos princípios constitucionais do acesso universal à saúde no âmbito doSistema Único de Saúde (SUS), o qual prestará atenção integral no tocante ao tratamento e prevenção da doença.
Apesar do constante avanço obtido pelos pacientes com HIV/Aids em relação ao fornecimentogratuito de medicamentos, ainda há necessidades prementes de ações judiciais.


Por isso, as ações judiciais continuam sendo propostas freqüentemente com decisões favoráveis ao paciente, baseadasacima de tudo na Constituição Federal.

Quando uma pessoa é acometida por uma doença qualquer, o primeiro passo é se consultar com o médico de sua confiança, pois este profissional possui oconhecimento técnico e científico para orientar o paciente no tocante ao tratamento que deverá ser realizado. Diante da prescrição médica em mãos, o paciente pode percorrer dois caminhos: via administrativa...
tracking img