Liberdade e individualismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é HIV?
HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da AIDS ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

O que éAIDS?
AIDS significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Só as pessoas infectadas pelo HIV podem desenvolver a doença, tornando-se um caso de AIDS.
A AIDS se caracteriza pelo aparecimento de diversas doenças e pelo enfraquecimento do sistema de defesa do corpo. Por isso, a pessoas infectada pelo HIV deve fazer acompanhamento médico e fazer exames.

Origem do HIV
A infecção pelo HIVcomeçou a ser observada na metade do século 20. Os relatos iniciais contam que a doença surgiu na África Central e, provavelmente, pela mutação dos vírus do macaco. Algumas experiências comprovam que o elo perdido na passagem dos primatas para o homem parece estar relacionado à questão da manipulação de carnes de chimpanzés infectados na África. A doença, então levada para pequenas comunidades daregião central, se disseminou pelo mundo todo com a globalização.

Primeiros casos de HIV
1977 e 1978
Primeiros casos nos EUA, Haiti e África Central, descobertos e definidos como AIDS , em 1982, quando se classificou a nova síndrome.
1980
Primeiro caso no Brasil, em São Paulo, também só classificado em 1982.
1982
Primeiro caso diagnosticado no Brasil, em São Paulo.

Sintomas
Ossintomas mais comuns são: febre (38ºC a 40ºC), que ocorre em mais de 80% dos casos, diarreia, suores noturnos e emagrecimento, manchas vermelhas na pele (rash) que ocorrem 48 a 72h após o início da febre e costumam durar entre 5 e 8 dias.
A baixa imunidade permite o aparecimento de doenças oportunistas, que recebem esse nome por se aproveitarem da fraqueza do organismo. Com isso, atinge-se o estágiomais avançado da doença, a AIDS. Quem chega a essa fase, por não saber ou não seguir o tratamento indicado pelos médicos, pode sofrer de hepatites virais, tuberculose, pneumonia, toxoplasmose e alguns tipos de câncer. Por isso, sempre que você transar sem camisinha ou passar por alguma outra.

Transmissão

Através de relações sexuais sem proteção – o vírus se encontra nas secreções genitais.Uso de drogas injetáveis – através do uso compartilhado de agulhas e/ou seringas ou recipientes de preparo da droga com sangue contaminado
Mulheres grávidas infectadas com HIV- podem transmitir o vírus ao bebê durante a gestação, na hora do parto ou através da amamentação.
Transfusão de sangue- através do uso de sangue não testado.

Não se transmite através de:
Abraços, aperto de mão,carícias;
Pratos, talheres, copos, roupas, chimarrão;
Tosse, espirro, suor, lágrima ou saliva;
Picadas de insetos;
Bancos, vasos sanitários, chuveiros e piscinas;
Beijos não transmitem o HIV, exceto se existir sangramento.

Como saber se tem HIV?
Através de exames de sangue. Qualquer pessoas pode pedir para o seu médico solicitar o exame. Também existem os CTA ( Centro de Testagem e Aconselhamento)onde a pessoa PoDe fazer o exame ANÔNIMO ( SEM DIZER O NOME) É GRATUITO.
O teste ELISA é o primeiro exame de sangue feito para verificar se a pessoa está infectada com HIV. Se este teste der positivo, outro teste mais específico, normalmente teste WESTERN BLOT, é feito para confirmar os resultados. Uma vez confirmado os resultados dos exames HIV, você deve passar por um exame médico no qual seráquestionado sobre seu passado médico e sintomas, caso haja

Tipos de exames

Os testes para diagnóstico da infecção por HIV são produzidos pela Fundação Oswaldo Cruz, do Ministério da Saúde, e realizados gratuitamente nosCentros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e em outras unidades das redes pública de saúde, incluindo um grande número de maternidades. Ligue para o Disque Saúde (0800 61...
tracking img