Sistema operacional cloud computing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1853 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TECNOLOGIA DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

SISTEMAS OPERACIONAIS

Conceitos Básicos SO: hardware, software, concorrência.
Relatório sobre o conceito de sistemas operacionais online, com o objetivo de reforçar os conceitos básicos vistos em sala de aula e correlacioná-los com uma aplicação prática.
Relatório sobre o conceito de sistemas operacionais online, com o objetivo dereforçar os conceitos básicos vistos em sala de aula e correlacioná-los com uma aplicação prática.


São Paulo
2012

RESUMO
Neste trabalho são relatados os estudos sobre os sistemas operacionais online, ou computação em nuvem (em inglês, Cloud Computing), os quais funcionam através da internet, sem a necessidade de um sistema local. São abordados os benefícios que elesoferecem, como aplicativos, espaço de armazenamento, criações como: agenda, textos, apresentações, edição de fotos, dentre outros. Também há o relato do custo-benefício, um dos motivos pelo qual muitas empresas utilizam este sistema operacional, pois não exige uma área de informática com uma estrutura de pessoas, hardware e software para manter, mas, sim, pagam uma assinatura mensal ao fornecedor desteserviço (software como serviço/SaaS). Também são informadas algumas desvantagens.
Palavra-chave: Computação nas Nuvens

ABSTRACT
In this paper we report studies on the operating systems online, or cloud computing (in English, Cloud Computing), which operate over the internet without the need for a local system. We address the benefits they offer, such as applications, storage space, creationssuch as: agenda, text, presentations, photo editing, among others. There is also the account of cost-effective, one of the reasons why many companies use this operating system, it does not require a computer area with a structure of people, hardware and software to maintain, but rather pay a monthly subscription to the supplier this service (software as a Service / SaaS).

ILUSTRAÇÕES

1.Desktop eyeOS:


2. Desktop Startforce

3. Desktop silverOS

SUMÁRIO
I. INTRODUÇÃO 07
II. ESTUDO DE TRÊS SISTEMAS OPERACIONAIS ONLINE 09
* EyeOS 09
* Startforce 09
* SilverOS 11
III. CONCLUSÃO 12
IV. BIBLIOGRAFIA 13

INTRODUÇÃO
Cloud Computing, ou Computação em Nuvem, é um termo usado paradescrever um ambiente de computação baseado em uma rede massiva de servidores, sejam virtuais ou físicos. Ele hospeda as “cloud applications”, que são as aplicações que estão residentes nesta nuvem (cloud), e pode ser visto como o estágio mais evoluído do conceito da virtualização.
Uma arquitetura em cloud é muito mais que um conjunto de computadores. Ele deve dispor uma infraestrutura de gerenciamentoque inclua funções como provisionamento de recursos computacionais, balanceamento dinâmico do workload e monitoração do desempenho.
O conceito de cloud computing já é comum em algumas das empresas mais famosas da internet, como o Google e o Yahoo, que mantêm parques computacionais com centenas de milhares de máquinas. Para se ter uma ideia do que são estas nuvens de servidores, estima-se que ascinco maiores empresas de busca na Internet tenham ao todo um parque computacional de cerca de dois milhões de servidores.
E o que se ganha com esta arquitetura? O primeiro benefício é uma melhor utilização dos recursos computacionais, potencializando os conceitos de consolidação e virtualização. Também reduz sensivelmente o time-to-market para aplicações e-business e Web 2.0 (onde incluímosaplicações de virtual worlds e games MMPOG), que demandam conceitos do modelo computacional on-demand (alocar recursos à medida que for necessário, de forma dinâmica).
Com o crescimento do uso deste sistema operacional online surgem também as dúvidas e especulações a respeito da adoção desse modelo. Para José Campos, Security Advisor da Microsoft, o consenso que existe sobre cloud computing é de que...
tracking img