Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1501 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AUTARQUIA DE ENSINO SUPERIOR DE GARANHUNS – AESGA
FACULDADE DE DIREITO DE GARANHUNS – FDG




ARTIGO CIENTÍFICO





MARIA JOSÉ MATÍAS DOS REIS
DANILO HUDSON COUTO MONTEIRO
JESSÉ FERREIRA DE MENDONÇA
GLADSTONE JOSÉ DA SILVA
MARIA LUANA PESSOA DE ARAÚJO
GABRIEL MORONI
RODRIGO GOMES AMARAL ALMEIDA




GARANHUNS – PE
2012

MARIA JOSÉ MATÍAS DOS REIS
DANILO HUDSON COUTOMONTEIRO
JESSÉ FERREIRA DE MENDONÇA
GLADSTONE JOSÉ DA SILVA
MARIA LUANA PESSOA DE ARAÚJO
GABRIEL MORONI
RODRIGO GOMES AMARAL ALMEIDA





ARTIGO CIENTÍFICO



TRABALHO SOLICITADO PELO PROFESSOR RICARDO OLIVEIRA DA DISCIPLINA METODO DO TRABALHO CIENTÍFICO E DA PESQUISA JURÍDICA DA FDG / AESGA.





GARANHUNS – PE
2012
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4
2 OBJETIVO DO ARTIGO CIENTÍFICO 43 CARACTERISTICAS BÁSICAS DO ARTIGO CIENTIFICO 5
4 TIPOS DE ARTIGOS 6
5 ELEMENTOS QUE COMPÕE A ESTRUTURA FORMAL DO ARTIGO 6
6 ESTRUTURA DO ARTIGO 7
7 REFERÊRENCIAS 9



1. Introdução
Para Lakatos e Marconi(2010, p. 242), “ os artigos científicos são pequenos estudos, porém, completos, que tratam de uma questão verdadeiramente cientifica, mas que não se constituem emmatéria de um livro”.
Ainda segundo Lakatos e Marconi(2010, p. 243), “ Concluído um trabalho de pesquisa – documental, bibliográfico ou de campo – para que sejam conhecidos, faz-se necessário sua publicação”.
Podemos dizer também, que o artigo “ É um texto escrito para ser publicado num periódico especializado e tem o objetivo de comunicar os dados de umapesquisa, seja ela experimental, quase experimental ou documental”(AZEVEDO, 2001, p.82).
De acordo com a ABNT(NBR 6022, 2003, p.2), três definições são apresentadas para o artigo, quais sejam:
Artigo científico – Parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento. Artigo de revisão –Parte de uma publicação que resume, analisa e discute informações já publicadas. Artigo original – Parte de uma publicação que apresenta temas ou abordagens originais.
2. Objetivo do artigo científico
De acordo com Gonçalves(2004), o objetivo do artigo é a divulgação dos resultados de trabalhos de pesquisa, visando semear conhecimentos a um determinado público, bem como, patenteara autoria, e ainda, como uma forma de saber a manifestação de atitudes críticas, que venham contribuir para o aprofundamento e a compreensão inovadora de estudo.
Por isso é fundamental que, antes de iniciar a redação de um artigo científico, é conveniente considerar alguns aspectos, dentre eles: sobre o que escrever, por que escrever, para quem escrever e como escrever(Gonçalves,2004, p. 20).
De acordo com Gonçalves(2004), algumas qualidades que devem ser inerentes ao pesquisador que busca elaborar um artigo que os padrões aceitáveis, dentre as quais, destacamos:
“ a. O interesse e a curiosidade para pesquisar sobre a temática selecionada, b. o prazer da produção científica a ponto de dedicar-lhe tempo indefinido para visualizar, selecionar e entender osdetalhes do objeto de estudo, sob seus diversos prismas. d. Capacidade de se autojulgar e aceitar a crítica, bem como outras contribuições que permitam e favoreçam a realização do trabalho científico”, etc., (Gonçalves, 2004, p. 19).

Com essas e outras perspectivas, a produção científica assume uma função de grande importância na vida universitária, e o artigo científico passa ater a finalidade de instrumento de trabalho, pautado nas atividades de pesquisa. (Gonçalves, 2004, p. 20).
3. Características básicas do artigo científico
Um bom artigo caracteriza-se por sua qualidade, atualidade e cientificidade, considerando-se(SECAF, 2000; AZEVEDO, 2001):
a. Clareza. No resumo, o leitor já deve ter uma noção clara do que trata o artigo, que deve primar...
tracking img