Imprecionismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2771 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio Exato Prof: Kaio Maluf Aluna: C.S.M.S

2 ° Ano E.M n ° 04

IMPRESSIONISMO
A carruagem puxada por cavalos. Estrada coberta de neve em Honfleur.

 Manet pode ser considerado como o último representante

da tradição e o primeiro entre os modernos na pintura francesa. Pertence à tradição pelo seu apego aos mestres do passado, cuja lição recria em várias obras, e também pelainsistência em procurar o reconhecimento oficial. E é o primeiro entre os modernos por exprimir uma nova concepção da realidade e de sua representação por meio da arte. Manet, assim como os outros artistas impressionistas, utilizou tons fortes em suas pinturas. - Usou técnicas de jogos de luz e o recurso de sombras. - Usou formas simplificadas em suas obras. - Abordou em suas pinturas os temas da vida doperíodo em que viveu.



Manet não foi tanto, como já se difundiu por equívoco, precursor do Impressionismo. Mas sua obra revelou traços de afinidade com os novos pintores. Recusado, como os impressionistas, pela crítica oficial, é natural que estes o atraíssem. E Manet pode ser considerado como meio mestre e meio adepto da nova corrente. A afinidade principal entre Manet e o Impressionismoera de ordem metódica: redução da pintura à sua natureza específica, pela pesquisa de massas, de luz e de cor.

O quadro "Almoço na Relva" foi um escândalo para a época pela nudez que alguns acharam vulgar, ele trazia dois homens vestidos e uma mulher nua. Suzanne Leenhoff (sua mulher) e Victorine Meurent (sua modelo preferida) posaram para a composição da mulher nua, sendo o corpo de Suzanne eo rosto de Victorine.

Nome: Almoço na relva
 

Data :1863 Técnica: Óleo sobre tela

 

Dimensões: 214 × 274 cm Localização atual : Musée d'Orsay

Olympia", pintada em 1863 mas só apresentada ao público em 1865, causou reações contrárias mais fortes do que "Almoço na relva". Era um retrato de uma jovem prostituta nua e havia uma referência audaciosa à obra de Ticiano (Vênus deUrbino). A modelo novamente foi Victorine Meurent retratada nua e aos seus pés um gato negro ao invés de um cachorro como no quadro de Ticiano. Em uma atmosfera erótica havia também falta de perspectiva.









Nome: Olympia Data :1863 Técnica :Óleo sobre tela Dimensões130,5 × 190 cm Localização atual: Musée d'Orsay

 Desde o princípio sua obra foi influenciada pelosensualismo e pela elegância do rococó, embora não faltasse um pouco da delicadeza de seu ofício anterior como decorador de porcelana. Seu principal objetivo, como ele próprio afirmava, era conseguir realizar uma obra agradável aos olhos. Apesar de sua técnica ser essencialmente impressionista, Renoir nunca deixou de dar importância à forma - de fato, teve um período de rebeldia diante das obras de seusamigos, no qual se voltou para uma pintura mais figurativa, evidente na longa série Banhistas. Mais tarde retomaria a plenitude da cor e recuperaria sua pincelada enérgica e ligeira, com motivos que lembram o mestre Ingres, por sua beleza e sensualidade.

 A imagem descreve um casal burguês sentado no seu camarote na ópera de Paris.

Renoir pinta uma figura feminina que olha diretamente para oespectador, e num plano mais recuado, o seu acompanhante masculino olhando pelo binóculo o resto da assistência. O retrato é o primeiro de uma série da mesma tipologia, baseada em retratos femininos, especialmente.
 A obra encarna perfeitamente o espírito da pintura de Renoir, primando pela

aparência imaculada da retratada, o retrato do quotidiano burguês e a instrospectividade da cena. Estatela terá sido também uma das influências na concepção de Le bal du moulin de la galette.

 
 

Nome: O camarote Data: 1874
Técnica: Óleo sobre tela Dimensões: 127 × 92 cm



Localização atual: Coleção particular

 A interpretação da vida popular parisiense, com o seu estilo inovador e

formato imponente, assina a ambição artística de Renoir. A descontração das personagens,...
tracking img