Riscos e impactos ambientais em areas urbanas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3124 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

JOSÉ REGILSON PEREIRA DE ANDRADE















PLANEJAMENTO URBANO
LIXO URBANO
















IBIMIRIM
2012



JOSÉ REGILSON PEREIRA DE ANDRADE
















PLANEJAMENTO URBANO
LIXO URBANO










Trabalho apresentado ao Curso (TECNOLOGIA EM GESTÃOAMBIENTAL) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas [INTRODUÇÃO À GESTÃO AMBIENTAL;ECOLOGIA APLICADA E GESTÃO DA BIODIVERSIDADA;QUIMICA ANBIENTAL GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA AMBIENTAL].

Prof.(ores). CRISTINA CÉLIA KRAWULSKI,WILLIAM LUIZ DA CUNHA,KÊNIA ZANETTI,EWERTON DE OLIVEIRA PIRES.








IBIMIRIM
2012




SUMÁRIO




1. INTRODUÇÃO.....................................................................................................01
2. DESENVOLVIMENTO..........................................................................................02
3. CONCLUSÃO ...................................................................................................... 03
4. FOTOS DO TRABALHO EMCAMPO................................................................ 04
5. REFERÊNCIAS ...................................... ............................................................. 01


































1.1 INTRODUÇÃO

Desde o surgimento dos primeiros centros urbanos, a produção de lixo se apresenta como um problema de difícil solução. A partir da Revolução Industrial, com a intensificaçãoda migração dos trabalhadores do campo para a cidade, aumentaram as dificuldades referentes à produção de resíduos sólidos de diferentes naturezas (domésticos, industriais, serviços de saúde, etc.), Os quais se constituem atualmente numa das principais fontes de degradação do meio ambiente.
A industrialização crescente enfatizava a maior produção, enquanto que os efeitos ambientais destasatividades eram colocados em segundo plano, principalmente os impactos diretos e indiretos no solo e nas águas subterrâneas. Nos últimos anos, a sociedade começou a deparar-se com as possibilidades de comprometimento da qualidade e escassez dos elementos naturais, sobretudo a água, causados principalmente pela aceleração da era industrial. Um dos problemas mais sérios que qualquer cidade enfrenta, masque é particularmente grave nas enormes aglomerações urbano-industriais, é o lixo sólido.
Trata-se de um problema inerente à cidade, devido a mesma processar uma incrível quantidade de matéria e energia, além de toneladas e toneladas de dejetos que não são metabolizados por ela. Os excedentes vão se acumulando cada vez em maior escala, colocando a questão do lixo urbano como uma das mais sérias aser enfrentada atualmente. Com a elevação da população e, principalmente, com o estímulo dado ao consumismo, o problema tende a se agravar.
A partir daí, o destino do lixo passa a ser um dos temas de enorme gravidade. Trata-se de saber como se livrar do que é considerado inservível e de reconhecer que se está diante de um problema ambiental de grandes proporções.
A grande preocupação em torno dodestino do lixo se dá principalmente em face da sua característica de inesgotabilidade, comprometimento de grandes áreas e pela sua complexidade estrutural, devido a grande heterogeneidade de materiais, desde substâncias inertes a substâncias altamente tóxicas. A heterogeneidade é uma das características principais dos resíduos sólidos urbanos, que apresentam uma composição qualitativa equantitativa muito variada. Essas variações ocorrem geralmente em função do nível de vida e educação da população, do clima, dos modos de consumo, das mudanças tecnológicas, etc.













2.1 DESENVOLVIMENTO

Ibimirim é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Seu nome significa pássaro pequeno. O município possui dois distritos: Ibimirim (sede) e Moxotó e os povoados de...
tracking img