Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: O prisioneiro da grade de ferro.

Indira Martins Barreto
Gabriela Almeida Nery


O filme “O prisioneiro da grade de ferro”, trata de um documentário sobre a realidade do sistema carcerário brasileiro, tendo como unidade prisional escolhida a Casa de Detenção – Professor Flamínio Fávero, localizado no Complexo Penitenciário do Carandiru, que tinha 175.000 detentos, considerada um dosmaiores presídios do mundo. A Casa de Detenção ficou conhecida mundialmente em 1992, através de uma ação policial desastrosa no pavilhão 9, que resultou na morte de 111 presos, ficando conhecida como “Massacre do Carandiru”, sendo posteriormente implodida por ato público em 2002.
Inicialmente, o filme mostra o lado em que os presos reconhecem está pagando a Justiça por seus erros e por causadisso, todo o sistema é desfavorável, e que apesar do Estado tratá-los de forma desumana, o pior castigo não é o sofrimento físico, mas o sofrimento psicológico como a solidão e a distância da família. Através da música eles mostram o sofrimento que passam no sistema prisional e o comparam ao Carandiru, pois sua vida é um verdadeiro inferno, onde a lei lá dentro é matar ou morrer, e sua vida não valenada para ninguém.
Antes de entrar em seus pavilhões, os detentos recebem o mesmo corte de cabelo e um único fardamento pago pelo Estado, após, são encaminhados à palestra de triagem que explica sobre como funciona a prisão e cada um deles recebe uma cartilha sobre os direitos e deveres do preso.
Em alguns pavilhões ocorriam jogos de futebol com apostas, samba e a academia que servia deequilíbrio e ocupação mental para eles, pois o esporte segundo eles dava força, era um lazer uma forma de arejar a cabeça afastando-os das drogas e de confusões, sendo posteriormente destruída. Tinha uma sala que servia de escola, onde o professor era presidiário e que tinha um pouco de instrução, os livros que tinham na biblioteca estavam deteriorados, além disso, de difícil compreensão, poisutilizavam linguagens cultas que exigia um conhecimento mais avançado e ainda possuía alguns em outras línguas.
O protético era único e trabalhava para todo o Complexo, além disso, tinham artistas como desenhistas, que utilizavam de seus dons, pois não tinham conhecimento técnico profissional, para abster-se dos pensamentos ruins e retirar desses dinheiro para sua sobrevivência. Observa-se que elescriaram um setor de bolas, que apesar de não possuírem materiais nem máquinas, improvisavam utilizando o que tinham em mãos. Utilizavam linguagem de baixo calão e possuía nas celas imagens de mulheres despidas, como forma de satisfazer seus desejos. Os agentes trancavam as celas e faziam à contagem.
A saúde era uma verdadeira precariedade, pois como mostra o filme os doentes mentais eramisolados nas celas em condições imundas e desumanas, outros com hérnia há doze anos necessitando de intervenção cirúrgica e já desenvolvendo outro tipo de doença, como a paralisação dos rins, outro que fora ferido com uma bala e dá época que entrou já tinha 20 dias e nunca fizeram um curativo, nem deram remédio, aliás, deu-lhe luvas como remédio para que enchesse para não perder o pulmão, um deles porfalta de assistência médica teve sua perna aprodecida e ainda assim levou três anos para que fosse feito a cirurgia. Os encarregados da enfermaria eram os presidiários, que em desabafo estão revoltados com toda situação.
Os presos observam do outro lado da grade a vida passar ao seu redor, e eles presos que nem passarinho, e que apesar da grade aprisionar seu corpo, sua mente continua livre.Vários presidiários de outros países comentam sobre o Carandiru, como a porta do Inferno.
O exame CTC responsável para avaliar se o preso está apto para sair. Quando está apto, o juiz é comunicado sobre sua liberdade, vele destacar que a maioria dos sentenciados já vai ao exame com medo e acaba sendo prejudicados, não tendo seu privilégio concedido. Essa saída se dá em datas comemorativas,...
tracking img