Ajustagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1852 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ferramentas utilizadas na Mecânica




▪ Ferramentas de Corte


As Ferramentas de corte são otimizadas por grupos de materiais e tipo de operações. Aplicadas corretamente e com os dados de cortes, otimizados melhoram a produtividade para muito alem do que as pastilhas do tipo geral podem lhe oferecer.
As identificações das ferramentas de corteestão permanentemente gravadas na mesma: geometria e classe, raio da ponta e marcas para identificação das arestas utilizadas durezas e fabricantes. Abaixo, as principais ferramentas de corte:


➢ Brocas
São ferramentas cortantes utilizadas para fazer furos cilíndricos. São usadas através de uma ferramenta chamada berbequim (furadeira, no Brasil), que faz com que a broca gire e corteo material, perfurando-o. Existem vários tipos de brocas tipo H, N, W, Sds Plus, Ferro de Pua, brocas chatas que são usadas para perfuração de materiais rígidos a baixas profundidades, também existem brocas helicoidais que podem ter dois gumes de corte e um gume a mais que liga os dois gumes principais o gume secundário de corte. Outros exemplos de brocas que existem são:
Três Pontas paramadeira : São as mais utilizadas para furar madeira Existe uma grande variedade deste tipo de broca, geralmente feita em aço ou cromovanadio.
Tendo três pontas, sendo a central para localizar perfeitamente a broca, não deixando escapar do ponto inicial, durante o trabalho.
Se utilizam em todo o tipo de madeiras, duras, macias, contraplacados, compensados, formicas, aglomerados, etc.Broca para Concreto - Wideas : Brocas para furar materiais muito resistentes como paredes de alvenaria, concreto, ladrilho, marmore, etc. Não servem para furar metais ou madeira.
Com sua ponta em forma de flecha é capaz de furar em segundos qualquer parede. E pode, (deve), ser usado com a sua furadeira na posição martelete.
Aço Rápido : Broca para furação em metais.


Serra copopara madeira : Serve para fazer grandes buracos .
Estas brocas consistem numa coroa dentada com um pino no meio que serve para centrar o buraco que será realizado.
Para madeira, compensado e derivados não é necessária grande experiencia.
Basta escolher o tamanho da serra de acordo com o orificio que queremos e tomar os cuidados que sempre devem ser tomados ao se usar uma furadeira.➢ Fresas
É uma ferramenta de corte lateral, que é operada por uma fresadora vertical ou horizontal. Existem vários tipos de fresas, cada uma com uma finalidade. Fresadora é uma máquina-ferramenta, que pode executar a função de aplainar, ou seja, transferir de um gabarito (matriz) para outro (de materiais diversos como madeira, metal ou mármore) algum perfil previamente elaborado. Asfresas são muito usadas para usinar os dentes das engrenagens, abrir fendas em eixos ou copiar outras peças.






➢ Macho


São ferramentas que têm a função de gerar roscas internas em furos para o rosqueamento de parafusos, fusos ou prisioneiros. Essas ferramentas são fabricadas de aço-rápido temperado e retificado que apresenta em seu corpo filetes de rosca padronizados comcanais longitudinais ou helicoidais, cuja função é alojar os cavacos originados pelo processo.
O macho pode ser de aplicação manual ou em máquina. Os machos manuais, em geral, são mais curtos que os machos para máquinas e compostos por jogos de duas peças para rosca fina e três peças para roscas normais. No rosqueamento com macho manual, o movimento de corte giratório é feito com o auxíliode desandadores. O macho para aplicação em máquina é geralmente de uma única peça e o movimento de corte giratório é feito por meio de cabeçotes rosqueadores.
Segundo a norma NBR8191, baseada na norma DIN 2197, no conjunto de machos de uso manual, o primeiro macho é denominado de macho de pré-corte, identificado com um anel ou pela letra “v” escrita na haste. O segundo macho é denominado...
tracking img