Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 46 (11331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Parte I

oficina

2

oficina

Leitura Fundamental Oficina Biologia

3

oficina
Aula 1 – Introdução ao estudo da Célula.

ASSISTA A VIDEOAULA 1

Você sabe o que é citologia? A citologia é a área da Biologia que estuda as células. Na hierarquia dos níveis de organização biológica, as células são unidades básicas da vida, ou seja, unidades morfológicas e fisiológicas. Estudá-las,portanto, nos permite entender os princípios fundamentais que regem a vida.
Níveis de Organização

E você sabia que existem diversos seres unicelulares? Nesses casos uma única célula realiza todas as funções necessárias para sobrevivência desse ser. Além dos seres unicelulares, existem também os seres multicelulares. Neles as células são especializadas para realizar diferentes funções e, comoregra geral, uma célula não pode sobreviver isolada das outras. Entretanto, mesmo que não possam viver independentemente uma das outras, elas continuam a ser as unidades estruturais e funcionais do organismo.

http://www.google.com/imgres?hl=ptBR&sa=X&biw=1280&bih=699&tbm=isch&prmd=imvns&tbnid=k_ MisCLvgQETrM:&imgrefurl=http://www.notapositiva.com/resumos/biologia/10diversidadenabiosfera.htm&docid=3ElDxhENp_xpM&imgurl=http://www.notapositiva.com/resumos/biologia/10diversidadenab iosfera.jpg&w=520&h=715&ei=86KwTvq2O4rpggfauJWpAQ&zoom=1&iact=hc&vpx=1048&vpy=215&d ur=33&hovh=263&hovw=191&tx=161&ty=169&sig=113600338387511324367&page=1&tbnh=142&tbn w=103&start=0&ndsp=17&ved=1t:429,r:10,s:0 Embora algumas células possam ser mais complexas que outras, todas elas tem características em comum:são sistemas delimitados por uma membrana que propicia um meio interno mais controlado ao mesmo tempo que permitem trocas de matéria e de energia com o meio externo. Tendo seus limites estabelecidos por estruturas com essas características, as células são sistemas abertos – um sistema fechado na se mantém vivo.

4

oficina
As células possuem os componentes físicos e químicos necessários para ocrescimento e a multiplicação (divisão celular); são capazes de converter energia de uma forma para outra e realizar diversos fatores metabólicos; armazenam as informações genéticas em moléculas de DNA, que apresentam capacidade de duplicação. Todas essas descobertas sobre a célula ocorreram após os trabalhos de Leeuwenhoek e Hooke, o estudo microscópico dos seres vivos prosseguiu e em 1838 doispesquisadores alemães, Matthias Schleiden, estudando plantas, e Theodor Schwann, estudando animais, formularam a Teoria Celular. Segundo essa teoria, “todos os seres vivos são formados por células”. MOTABOLISMO: representa o conjunto de reações químicas que ocorrem nos organismos. CATABOLISMO: toda reação de quebra de moléculas (Ex.: Degradação da glicose na respiração celular; digestão deproteínas no estômago). ANABOLISMO: toda reação de síntese de moléculas (Ex: Síntese da glicose na fotossíntese; síntese de proteínas). Assim, é possível encontrar grandes semelhanças no nível celular desde as bactérias até o ser humano, o que nos ajuda a traçar a história evolutiva dos seres vivos e notar que existem fortes evidências de que todos descendem de uma célula ancestral comum, que surgiu nosprimórdios da Terra primitiva. Por meio do processo evolutivo, essas células se modificaram e se especializaram, gerando a grande diversidade de seres que existem hoje em nosso planeta.

Organização Celular Embora os seres vivos apresentem uma grande diversidade de células, todos os tipos celulares apresentam quatro componentes fundamentais: membrana plasmática, hialoplasma, ribossomos ecromatina. Vamos caracterizar cada um deles. Membrana Plasmática: é a estrutura que delimita o espaço intracelular, separando-o do meio extracelular. Tem propriedades importantes que lhe dão capacidade de controlar seletivamente as substâncias que entram ou saem da célula, possibilitando que a célula tenha um composição química diferente do meio extracelular. Hialoplasma: é o líquido que preenche o...
tracking img