O sus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O SUS (Sistema Unificado de Saúde), criado pela legislação em 1988, tinha o intuito de oferecer saúde pública a população, de modo que, tinha direito atal atendimento apenas contribuentes da previdência social. Mas não foi o suficiente para tornar eficaz a saúde pública do Brasil.
Estudos comprovam queo Brasil aplica apenas 3,6% do PIB na saúde, o que provoca um deficit em relação a países como Canadá, Espanha, Reino Unido e Alemanha que possuem umsistema de saúde pública eficaz. Para nos igualarmos a esses países é necessário gastar mais 2% do PIB com saúde.
As principais causas do sistema falidode saúde que temos, além do descaso dos governantes, é a falta de informação e participação da população, a desorientação do profissional e a insatisfaçãodo mesmo quanto à remuneração. Uma vez que pelo SUS um profissional recebe uma remuneração de 940 reais por cirurgia enquanto receberia até 13500 reaisdos planos de saúde.
A desonestidade das autoridades governamentais também é uma das principais causas da estagnação do desenvolvimento da saúde. Umavez que, o dinheiro no qual deveria ser investido na saúde, é desviado e mais uma vez a saúde pública é colocada em segundo plano.
O desenvolvimento dasaúde no Brasil não depende apenas de recursos e da boa vontade de políticos, mas também de participação, conscientização e cobrança da sociedade. Leis queobrigam que pelo menos 6% do PIB esteja comprometido com a saúde também é uma forte iniciativa para mudar o quadro da saúde pública do nosso país.
tracking img