Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade de Ciência Política e Teoria do Estado

O Princípe
Nicolau Maquiavel

“O desejo de conquistar é coisa verdadeiramente natural e ordinária, e os homens que podem fazê-lo serão semprelouvados e não censurados. Mas se não podem e querem fazê-lo, de qualquer modo, é que estão em erro, e são merecedores de censura.”
Embora natural, nem sempre o querer conquistar é sinônimo decapacidade de fazê-lo. O primeiro passo para analisar se há ou não essa capacidade é dominar o próprio egoísmo. Isso assegura ao homem não se aventurar sem objetivos e sem estratégias definidas,desconsiderando as possibilidades e consequências da vitória ou da derrota. Estar sempre alerta para perceber os momentos em que deve recuar para se recompor também é fator primordial para quem busca êxito nasconquistas.

“Um homem prudente deve assim escolher os caminhos já percorridos pelos grandes homens e imitá-los; assim, mesmo que não seja possível seguir fielmente esse caminho, nem pela imitaçãoalcançar totalmente as virtudes dos grandes, sempre se aproveita muita coisa.”
Devemos escolher o caminho que outros líderes de sucesso já trilharam, pois com certeza mesmo que não seja exatamente omesmo caminho, todos os bons exemplos deixados por eles servirão para melhorar e ajudar muito a vida de cada um que os seguir.

“Precisa, pois, ser raposa para conhecer os laços e leão paraaterrorizar os lobos. Os que se fizerem unicamente de leões não serão bem-sucedidos.”
Algumas situações exigem que um líder seja dissimulado como as raposas mas também demonstrando uma força e poder que nosremete a figura de leões. Usadas ao mesmo tempo essas formas de agir se complementam. Não há como vencer só com a força sem a estratégia.

“A sorte, como mulher, é sempre amiga dos jovens porque sãomenos circunspectos, mais ferozes e com maior audácia a dominam.”
As coisas do mundo estão em constante evolução exigindo dos lideres adaptação ao tempo em que vivem e ousadia para mudar sua...
tracking img