Multismo seletivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MUTISMO SELETIVO

Jaqueline Jesus Rosário do Vau


RESUMO: No presente artigo serão apresentadas as definições do PINESC - Programa de Interinstitucional de Integração Ensino Serviço e Comunidade; CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, CAPSi – Infância e Adolescência e SUS - Sistema Único de Saúde. O texto busca enfocar a questão do Mutismo Seletivo, epidemiologia, etiologia, aspectosclínicos e diagnósticos, diagnóstico diferencial, prognóstico e tratamento. A definição do Mutismo Seletivo é o maior objetivo deste estudo, trazendo a importância da psicoterapia e terapia da fala no contexto.

Palavras-chave: Infância, Comportamento, Quieta, Dificuldades.

ABSTRACT: This paper will present the definitions of PINESC -Interinstitutional Program Integration and Community EducationService; CAPS - Psychosocial Care Center, CAPSi - Childhood and Adolescence and SUS - Unified Health System The text seeks to address the issue of Mutism selective, epidemiology, etiology, clinical aspects and diagnosis, differential diagnosis, prognosis and treatment. The definition of Selective Mutism is a major objective of this study, bringing the importance of psychotherapy and speech therapyin the context.

Keywords: Childhood, Behavior, Quiet, Difficulties.

1. INTRODUÇÃO

O Mutismo, segundo DALGALARRONDO (2008. p. 239) “pode ser definido como ausência de resposta verbal oral por parte do doente. O paciente fica no leito sem responder ao entrevistador (embora, aparentemente, pudesse fazê-lo), sem qualquer resposta verbal. Os fatores causais associados ao mutismo sãomuito variáveis, podendo ser de natureza neurobiológica, psicótica ou psicogênica.”
Assim sendo, neste estudo será abordado como foco principal o Mutismo Seletivo é ocasionado por conflitos interpessoais nas crianças.

1. PINESC

O PINESC - Programa Interinstitucional de Integração Ensino Serviço e Comunidade visa conhecer a realidade dos serviços de Saúde Mental e de atençãoespecializada em doenças infectocontagiosos e parasitárias contextualizando as políticas públicas referentes a estas problemáticas e a realidade sócio econômica, cultural e sanitária do seu público alvo.

2. O que é o CAPS - CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL?

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) ou Núcleo de Atenção Psicossocial é um serviço de saúde aberto e comunitário do SistemaÚnico de Saúde (SUS). Ele é um lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros, cuja severidade e/ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário, personalizado e promotor de vida.
O objetivo dos CAPS é oferecer atendimento à população de sua área de abrangência, realizandoo acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. É um serviço de atendimento de saúde mental criado para ser substitutivo às internações em hospitais psiquiátricos.
Os CAPS também têm a responsabilidade de organizar a rede de serviços de saúde mental de seuterritório;
• Dar suporte e supervisionar a atenção à saúde mental na rede básica, PSF (Programa de Saúde da Família), PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde);
• Regular a porta de entrada da rede de assistência em saúde mental de sua área;
• Coordenar junto com o gestor local as atividades de supervisão de unidades hospitalares psiquiátricas que atuem no seu território;• Manter atualizada a listagem dos pacientes de sua região que utilizam medicamentos para a saúde mental.
Os CAPS devem contar com espaço próprio e adequadamente preparado para atender à sua demanda específica, sendo capazes de oferecer um ambiente continente e estruturado.
Deverão contar, no mínimo, com os seguintes recursos físicos:
• Consultórios para atividades...
tracking img