Direito civil 1 caso concreto semana 3

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (694 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Civil I Semana 3

Caso 1
a) Não, pois não infringiu a honra do jogador, Segundo o art. 20 da Constituição.
b) Não, A revista não publicou nada que ofendesse a honra, o pedido é sobre afoto publicada.
c) Não, pois o fato de ser uma revista, já tem seus fins lucrativos.
Caso 2
Ela pode pleitear, pois é ascendente da vitima, de acordo com o art. 20 da Constituição.

Caso 3Letra: C

Dano moral: um estudo sobre seus elementos

1 Dano moral: Um estudo sobre seus elementos
1.1 Conceito
Existem inúmeras definições na doutrina pátria para o dano moral. Pablo Stolze eRodolfo Pamplona o conceituam como “lesão de direitos cujo conteúdo não é pecuniário, nem comercialmente redutível a dinheiro” (GAGLIANO; PAMPLONA FILHO, 2003, p. 55). Neste mesmo sentido, Maria HelenaDiniz estabelece o dano moral como “a lesão de interesses não patrimoniais de pessoa física ou jurídica, provocada pelo ato lesivo”. (DINIZ, 2003, p. 84).
O doutrinador Carlos Roberto Gonçalves, aoconceituar o dano moral assevera que:
“Dano moral é o que atinge o ofendido como pessoa, não lesando seu patrimônio. É lesão de bem que integra os direitos da personalidade, como a honra, a dignidade,intimidade, a imagem, o bom nome, etc., como se infere dos art. 1º, III, e 5º, V e X, da Constituição Federal, e que acarreta ao lesado dor, sofrimento, tristeza, vexame e humilhação” (GONCALVES, 2009,p.359).
Nestes termos, também leciona Nehemias Domingos de Melo “dano moral é toda agressão injusta aqueles bens imateriais, tanto de pessoa física quanto de pessoa jurídica, insuscetível dequantificação pecuniária”. (MELO, 2004, p. 9).
Outra corrente conceitua dano moral como o efeito da lesão, e não a lesão em si, como é o caso do festejado doutrinador Yussef Said Cahali que assim oconceitua:
“Dano moral, portanto, é a dor resultante da violação de um bem juridicamente tutelado, sem repercussão patrimonial. Seja dor física – dor-sensação, como a denominada Carpenter – nascida de uma...
tracking img