Dificuldades no processo de ensino aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5566 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EDNALVA SILVA FRANÇA

PEDAGOGIA - TURMA: (PED-8911)

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA

MEMORIAL DA EXPERIÊNCIA DOCENTE - II

Memorial da Experiência Docente II do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI.
Realizado na Escola Prof.ª Maria deLourdes Couto Cabral, junto (a)Prof.ª Ana Graziela Luz

Orientadora: Professor Tutor Externo: Fátima Regina Ferreira de Lima

Balneário Camboriu- SC
SC2011
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA

Ednalva Silva França
Profª. Tutor Externo: Fátima Regina Ferreira de LimaCentro Universitário Leonardo Da Vinci

Curso: Pedagogia - Turma: (PED-8911) – Matricula: 299817

1 INTRODUÇÃO

O presente estágio é importante componente curricular do Curso de Pedagogia. É o momento em que os conteúdos teóricos dão origem a planejamentos para a intervenção e prática, que exige reflexão sobre a ação docente consolidando uma conseqüência, no aprendizado e no conhecimentoadquirido ao longo do curso. Os desafios enfrentados no campo prático são importantes indicadores rumo ao aprimoramento profissional, no desenvolvimento das competências docentes e a valorização do ambiente escolar.
Este trabalho tem como tema central, Dificuldades de Aprendizagem no Processo de Aquisição da Leitura e da Escrita. Trata se de abordagem pertinentes a problemática dasdificuldades no processo na aquisição da aprendizagem. Considerando que esta problemática é multifatorial, e que estão intimamente relacionados às condições de aprendizagem do ensino.
➢ Área de concentração: Metodologia de Ensino.
O presente estágio curricular supervisionado II foi realizado pela acadêmica Ednalva silva frança, do curso de pedagogia da Faculdade Centro Universitário Leonardo DaVinci-UNIASSEVI, no período de: (09 a 13 de Maio de 2011) na turma do 1º ano das Séries inicial do Ensino fundamental período vespertino, da Prof.ª Ana Graziela Luz, no Centro Educacional Professor Maria de Lourdes Couto Cabral localizada na rua: José Inácio da Silva, N. 150, Bairro Nossa Senhora das Graças, no município de Navegantes SC.
➢ Objetivos: entender melhor quais são os fatores queinterfere no processo de aquisição da leitura e da escrita de muitas crianças.
➢ Compreender os distúrbios de maior incidência nas salas de aula.
➢ Identificar qual o papel do professor frente às dificuldades dos alunos.
➢ Procedimentos metodológicos: pesquisas bibliográficas e observações durante regência em sala de aula. Sabendo que as dificuldades escolares podem acontecer porvários motivos...
2 DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA

2.1 CONCEITOS DE ALFABETIZAÇÃO

Um dos problemas maiores da escola é o de alfabetizar com sucesso, devido à grande falta de pessoas habilitadas, capacitadas e conscientes para conduzir este processo. Para alfabetizar, temos que ter em mente, que este trabalho não deve ser apresentado de formafragmentada para a criança, e sim de forma contextualizada, a fim de promover a construção do conhecimento intelectual através da interação, das trocas de experiências, levando-a a construir seu próprio conhecimento de acordo com a realidade em que ela vive. E para tanto, não da para falar em leitura e escrita sem considerar que são fatores fundamentais para que ocorra a alfabetização.
Oprofessor precisa reconhecer e aceitar na prática, o aluno como um sujeito de aprendizagem, tendo um olhar cuidadoso para cada criança quando a mesma apresenta problemas na aquisição desta aprendizagem.
Alfabetizar é propiciar condições para que o indivíduo – criança ou adulto – tenha acesso ao mundo da escrita, sendo capaz não só de ler e escrever, enquanto habilidades de codificação e...
tracking img