Relatorio vista tecnica ao ru

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1098 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A PROCESSOS INORGÂNICOS

VISITA TÉCNICA AO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO

Caroline Infante de Freitas

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A PROCESSOS INORGANICOS

VISITA TÉCNICA

Relatório finalrelativo à visita técnica ao
Restaurante Universitário pertencente
à Universidade Estadual de Maringá.

ALUNA: Caroline Infante de Freitas R.A: 67969

PROFESSOR: DR. CLEBER M. TOFFOLI

Maringá
Agosto de 2011
RESUMO:

Este relatório descreve uma visita técnica ao Restaurante Universitário da UniversidadeEstadual de Maringá. A visita consistiu em demonstrar o funcionamento de uma caldeira, assim como sua utilização na cozinha do restaurante. Visto que o profissional de Engenharia Química está em constante contato com instrumentos industriais como a caldeira, a visita é de extrema importância para que os alunos de graduação do curso possam vivenciar e ter uma noção básica do seu dia-a-dia quandoforem exercer sua profissão.
Além disso, redação do relatório é de suma importância, pois serve de noção básica industrial e de aprendizagem no que se refere à formatação de relatórios, visto que o profissional de Engenharia estará em contato constante com esse tipo texto.

1. OBJETIVO

Uma visita técnica a estabelecimentos tem a finalidade de promover a análise de toda a estrutura emaquinário de tal local, fazendo com que os futuros profissionais, além do conhecimento teórico obtido em sala de aula, tenham uma maior afinidade com sua profissão e com seu ambiente de trabalho através do conhecimento prático.
Sendo assim, no dia 04 de agosto de 2011, a fim de promover essa familiarização dos graduandos com seu futuro ambiente profissional, foi realizada uma visita técnica aoRestaurante Universitário da Universidade Estadual de Maringá.
O objetivo principal da visita foi conhecer o funcionamento da caldeira, que é utilizada para preparar os alimentos do restaurante.
desde sua fonte utilizada para se obter energia até o destino final de seu produto.

2. INTRODUÇÃO

Caldeira é um recipiente metálico cuja função é, entre muitas, a produção de vapor através doaquecimento da água. As caldeiras produzem vapor para alimentar máquinas térmicas, autoclaves para esterilização de materiais diversos, cozimento de alimentos, como no caso do Restaurante Universitário visitado, e de outros produtos organicos, calefação ambiental e outras aplicações do calor utilizando-se o vapor. A caldeira pode ser a óleo,a lenha,a carvão, a gás,elétrica, engtre outras.
Tambémpode ser classificada quanto ao modo de transferência de calor que é utilizado para vaporizar a água:

- Caldeiras flamotubulares

As caldeiras de tubos de fogo ou tubos de fumaça, flamotubulares ou ainda gás-tubulares são aquelas em que os gases provenientes da combustão "fumos" (gases quentes e/ou gases de exaustão) atravessam a caldeira no interior de tubos que se encontram circundados porágua, cedendo calor à mesma.

Caldeiras aquatubulares

Caldeiras aquatubulares são também chamadas caldeiras de paredes de água ou de tubos de água. A água passa pelo interior dos tubos, que por sua vez são aquecidos pelas chamas. São as mais comuns em se tratando de plantas termelétricas ou geração de energia elétrica em geral

De acordo com as normas de segurança, uma caldeira tem de serconstruída a uma distancia considerável dos demais instrumentos, pois se houver algum problema poderá acarretar uma explosão e causar consequentemente a avaria dos demais instrumentos.
Como trabalha com altas pressões, a caldeira, se não estiver bem regulada, estará sempre correndo risco de explosão ou de mau funcionamento, portanto, é estritamente necessário fazer a manutenção da caldeira...
tracking img