Dificuldades de aprendizagens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6844 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
JOSEANE ALICE URBANEK - RU 216533






DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL











CURITIBA
2010
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
JOSEANE ALICE URBANEK - RU 216533






DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho de Conclusão de Cursoapresentado à Faculdade Internacional de Curitiba, como requisito parcial para obtenção do Título de Pedagogo.









CURITIBA
2010
AGRADECIMENTOS

Minha maior gratidão á Deus, o único e verdadeiro nosso pai... “Senhor obrigada pela vida e saúde que me destes para conseguir terminar o curso, Jesus eu confio em vós... Amém”.

A minha mãe Ana Maria, que mais do que meproporcionar uma boa infância e vida escolar, por ter paciência... formou os fundamentos do meu caráter e me apontou um caminho do bem. Obrigada por ser a minha referência de tantas maneiras e estar sempre presente na minha vida de uma forma indispensável, também na vida de minhas filhas.


Ao meu marido, Renato, que representa minha segurança em todos os aspectos, meu companheiroincondicional, o abraço espontâneo e tão necessário. Obrigada por me apoiar e cuidar de nossas filhas, Obrigada também por ser uma pessoa especial com quem eu quero passar o resto dos meus dias.


Aos meus irmãos Juliana e Jerry, por serem pessoas tão animadas apesar das tribulações que passamos obrigada mana.


Aos amigos de perto e de longe, pelo carinho demonstrado através deligações, visitas, e e-mails. Obrigada, por tantos momentos de alegria e também de vivências, e espero continuar com estas amizades maravilhosas.


As tutoras e orientadoras deste trabalho, Denise, pelo desprendimento de seu tempo, sempre doando seus conhecimentos para sermos boas pedagogas.
Enfim obrigada a todos que me ajudaram de alguma forma, às vezes até sem perceber... Tudo éválido quando obtemos conhecimento, isto não tem preço e com certeza é um tesouro que ninguém nos rouba.








SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO...............................................................................................05
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.....................................................................08
3.METODOLOGIA............................................................................................16
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................18
5. REFERENCIAS..............................................................................................25


























1 INTRODUÇÃO
O objetivo da minha formação em Pedagogia épreparar- me, melhor para ser um profissional com capacidade técnica e humana de atuar na educação numa perspectiva prática para a reflexão, a autonomia e a competência. Para atingir esse propósito vi que é necessário refletir e analisar as minhas condutas na sala de aula. O curso de Pedagogia me proporcionou saberes dentro uma perspectiva crítica, histórica, política e social do sistema educativo,como um processo que envolve todas as questões relacionadas com o ensino e a aprendizagem. E foi pensando nesta formação que escolhi o tema “dificuldades de aprendizagem na educação infantil”, pois foi embasado em experiências vivenciadas que pude desenvolver meu trabalho de conclusão de curso.
As dificuldades de aprendizagem, objeto de diversos estudos e pesquisas científicas, estão presentes nocotidiano escolar e trazem prejuízos para a formação de educandos. Aos profissionais da educação cabe diagnosticar estas dificuldades, mas é indispensável que estes saibam como tratá-las e como agir diante delas. As metodologias alternativas de trabalho podem ser aliadas nesta busca por soluções destes problemas. Os educadores devem estar preparados para a ação na realidade atual, da...
tracking img