Dificuldades de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUZANA MARIA ALMEIDA

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS
NÚCLEO DE CAMPINAS
JABOTICABAL – SP
2008

RESUMO
Os rótulos são maneiras que as sociedades desenvolveram para descrever as pessoas.
Podemos considerar os rótulos enquanto diagnósticos dos indivíduos no seu sentido pejorativo, ou seja, nomes criados para justificar o fracasso escolar.Muitas vezes crianças são diagnosticadas como portadoras de Dificuldades de Aprendizagem decorrentes de fatores biológicos e ou sociais, levando-as ao desinteresse pela aprendizagem, baixa auto-estima entre outros grandes problemas que afetam o seu desenvolvimento.
Os profissionais da educação, por sua vez, diante desses diagnósticos, não sabem como reagir. Não conseguem perceberas habilidades que a criança possa ter e não sabem como reagir diante da mesma.
A problemática em relação aos rótulos é muito séria, pois uma criança pode ser diagnosticada como portadora de alguma patologia que na verdade não possua e assim ser prejudicada, uma vez que acabe por acreditar que é limitada em suas ações, aptidões, deixar de ter suas habilidades estimuladas e criarbarreiras que a impedirão de crescer intelectualmente.
A importância dos testes no processo diagnóstico não é descartada. Eles contribuem, porém não podem ser o único meio de avaliação. Devem ser cuidadosamente analisados, selecionados para verificar habilidades específicas, aplicados adequadamente, entre outros aspectos a serem analisados.
Outro fator de extrema importância é, apósser levantada uma hipótese diagnóstica, orientar os pais e profissionais que trabalham com a criança, sobre os encaminhamentos necessários, postura a ser tomada com a criança, dinâmica das aulas, mudança de atitudes, enfim, pensar em estratégias que ofereçam à criança possibilidades de desenvolver suas capacidades.
As famílias também devem estar envolvidas durante todo o processo deavaliação e após o mesmo. A aprendizagem não deve ser função exclusiva da escola.
É importante que o professor conheça o aluno, suas habilidades e dificuldades, conhecer a teoria e fazer a escolha de métodos que possibilitem aos mesmos vencer as dificuldades.
Reconhecer que todas as crianças têm habilidades e que estas precisam ser exploradas e estimuladas. Não destacando, atravésde diagnósticos, somente as dificuldades apresentadas pelas crianças e rotulando-as a partir das mesmas.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ........................................................................................................... 7
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM IDADE ESCOLAR ................................ 9
CONCLUSÃO.......................................................................................................... 22
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ......................................................................... 24

INTRODUÇÃO
Este estudo traz a importância da avaliação realizada por profissionais, sua devolutiva e as orientações dirigidas aos pais e profissionais envolvidos com a educação.
Podemos presenciar freqüentes situações onde osalunos são rotulados, sofrem as conseqüências das avaliações errôneas a respeito das suas habilidades e acabam sendo prejudicados em sua aprendizagem, pois sua capacidade é subestimada.
No estudo de caso pudemos observar um aluno com capacidade de aprendizagem comprometida em decorrência de avaliações que serviram para rotular o mesmo. A mãe relata que o filho nasceu prematuro e que omédico alertou sobre uma possível deficiência causada pelo fato de terem nascidos gêmeos e prematuros sendo a irmã gêmea mais saudável.
Apesar de apresentar um desenvolvimento dentro das características normais, a mãe relata que o filho apresentava comportamentos diferenciados e, com o início de sua escolaridade, foram confirmados pelos relatos da professora. Estas observação levaram a mãe...
tracking img