Norma regulamentadora 32

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2174 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÂO

EUDMA PIRES MACHADO
ESTÀCIO ANACLETO DE SÁ

NORMA REGULAMENTADORA 32

João Pessoa
2010
EUDMA PIRES MACHADO
ESTÀCIO ANACLETO DE SÁ

NORMA REGULAMENTADORA 32

Trabalho apresentado à Disciplina Psicologia das Organizações do Curso de Administração daUniversidade Federal da Paraíba, ministrada pelo Jorge para obtenção da 2ª nota.

João Pessoa
2010
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (PPRA) 3
3 PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL(PCNSO)4
4 RISCOS 4
4.1 Riscos Biológicos 5
4.2 Riscos Químicos 5
4.3 Radiações Ionizantes 6
5 CUIDADOS 7
5.1 Cuidados com os Resíduos 7
5.2Cuidados com as Refeições 8
5.3 Cuidados com as Lavanderias 8
5.4 Limpeza e Conservação 9
5.5 Manutenções de máquinas e equipamentos 9
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho visa apresentar a norma regulamentadora 32 que estabelece diretrizes a cerca da segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde.
Segundo esta norma sãoconsiderados serviços de saúde estabelecimentos que promovem ações de conservação e restabelecimento da saúde da população assim como instituições que realizam ensino e pesquisas nessa área.
É de grande importância que estas unidades de saúde obedeçam as resoluções apresentadas na NR 32 para que seus colaboradores sejam protegidos dos riscos, a que estão expostos, inerentes a sua profissão.Em todo o mundo, os acidentes e doenças do trabalho matam, por ano, cerca de 2 milhões de trabalhadores, estima a OIT (Organização Internacional do Trabalho).
A saúde  ocupa o 1º lugar no ranking de registros de acidentes (MPS), mesmo com a ineficiência dos processos de notificação. (principalmente no tocante aos acidentes com riscos-biológicos). O Brasil agregacerca de 2,5 milhões de profissionais da área de saúde. (WADA, 2010).

O trabalho está estruturado inicialmente fazendo uma breve abordagem aos pré requisitos da norma (O programa de prevenção aos riscos ambientais- PPRA e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional- PCNSO), posteriormente elencando os riscos ocupacionais enfrentados nos ambientes de trabalho dos profissionaisde saúde e mais adiante os cuidados que devem ser adotados a cerca da manutenção e higienização destes ambientes.

2 PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (PPRA)

A NR-9 estabelece a obrigatoriedade que todas as empresas organizem e introduzam o programa de prevenção de riscos ambientais.
Este programa tem como finalidade prevenir e controlar a exposição ocupacional aosriscos ambientais os quais os trabalhadores estão expostos assegurando assim a proteção dos trabalhadores. Deve ser implementado juntamente com o PCNSO e segundo a NR 32 deve reconhecer e identificar os agentes de riscos, avaliar o local de trabalho e o trabalhador assim como definir medidas de controle ambiental.
É recomendado que o PPRA seja reavaliado anualmente ou em casos dealterações da exposição aos agentes.

3 PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL ( PCNSO)

O PCNCO está regulamentado pela NR- 7 e tem como objetivo garantir a prevenção e a identificação precoce de doenças decorrentes dos riscos que os profissionais estão expostos na realização de seus trabalhos.
A elaboração e a implementação do PCSMO, assim como o PPRA, tem caráterobrigatório a todas as empresas que admitem empregados e deve conter segunda a norma 32 a identificação dos riscos e a avaliação do local de trabalho.

O PCMSO, além do previsto na NR-07, e observando o disposto no inciso I do item 32.2.2.1, deve contemplar:
a) o reconhecimento e a avaliação dos riscos biológicos;
b) a localização das áreas de...
tracking img