Dificuldades de aprendizagem e psicomotricidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5100 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

Introdução 2

Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade 4

Psicomotricidade 9

Desenvolvimento Histórico da Psicomotricidade 9

Definição do Conceito de Psicomotricidade 11

Desenvolvimento Psicomotor 15

Aspectos a Considerar na Psicomotricidade 17

Noção de Avaliação Psicomotora 19

Conclusão 23


Introdução

A educação escolar nem sempre teve a importânciaque se lhe atribui actualmente. Hoje em dia, é a base de toda a educação e aprendizagem da criança. É na Educação Pré-escolar que se começam a revelar e estruturar algumas capacidades da criança. Assim, são de extrema importância as aprendizagens adquiridas e consolidadas nesta fase, para o desenvolvimento da sua futura vida, para a sua formação numa perspectiva de vida pessoal.
“A reformaeducativa propõe uma concepção de educação integrada e em desenvolvimento a partir dos conhecimentos anteriores, adquiridos na fase de educação pré-escolar ou na vida familiar e na comunidade de origem de cada criança, para os ciclos seguintes do sistema de educação.” (Ministério da Educação. (1990). “Reforma Educativa – Programa do 1º Ciclo do Ensino Básico”, p. 8, Lisboa.)
É neste período que asaprendizagens são determinantes para futuras aquisições de conhecimento, não apenas às actividades escolares mas também nas restantes dimensões que fazem parte da dimensão da pessoa humana, tanto numa perspectiva individual como na perspectiva da sua inter-relação com a sociedade.
É no Jardim-de-infância que são proporcionadas às crianças alguns momentos de jogos alegres, divertidos e,simultaneamente, de aprendizagem, de acordo com as suas necessidades educativas.
É com alguma frequência que surgem nos grupos de Jardim-de-infância crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE), , provocando estas problemáticas um atraso psicomotor em crianças em idade pré-escolar, por afectar de uma forma geral a progressão do seu desenvolvimento. Os métodos pedagógicos utilizados pelo educadorvisam em especial o desenvolvimento neuroevolutivo dessas crianças, contribuindo para minimizar as dificuldades reveladas, que podem levar a uma rejeição das actividades desenvolvidas e a um estado de angústia. É óbvio que o despiste dessas dificuldades deverá ser feito em intervenções o mais precocemente possível, no entanto, é no Jardim-de-infância que a informação é adquirida, através de jogossensorio-motores, simbólicos, de regras, etc., e organizada da Natureza, do Mundo Social e de si própria, como parte integrante desse mundo.


Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade

Para Negrine, A. (1995) in. Barreto, S. (2000), a Psicomotricidade tem origem no termo grego “psiché”, que significa “alma”, e no verbo latino “moto”, que significa “mover frequentemente”, “agitarfortemente”.
“A Psicomotricidade inicialmente encarada como prescrição da medicina psiquiátrica (Dupré, 1915), atingiu com Henri Wallon (1925, 1934, 1947, etc.) e J. De Ajuriaguerra (1977, 1988, etc.) uma dimensão preventiva, psicoterapêutica, educativa e reeducativa deveras significativa.”
(Âmbito Conceptual da Psicomotricidade, World Wide Web)
Hoje, o movimento humano é considerado pelaPsicomotricidade como uma acção e uma conduta relativas a um sujeito, isto é, uma acção só pode ser concebida e abordada tendo em conta os substractos psiconeurológicos que a integram, elaboram, planificam, regulam e executam. Em termos esquemáticos, a Psicomotricidade tem por finalidade:
a) mobilizar e reorganizar as funções psíquicas, emocionais e relacionais;
b) aperfeiçoar a conduta consciente e o actomental (input, elaboração e output);
c) elevar as sensações e as percepções a níveis de consciencialização, simbolização e conceptualização (da acção aos símbolos e vice-versa, passando pela verbalização);
d) harmonizar e maximizar o potencial motor, afectivo-racional e cognitivo, ou seja, o desenvolvimento global da personalidade, a capacidade de adaptabilidade social e a modificabilidade...
tracking img