A psicomotricidade no contexto da aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A PSICOMOTRICIDADE NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM

Elieuza Aparecida dos Santos


“Não é no silêncio que os homens se fazem
mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão”
Paulo Freire

A história da psicomotricidade nasce com a história do corpo. Um corpo que é moldado e dividido numa concepção de corpo que se desenvolve a partir do biológico e do emocional ou físico e psíquico, na qual,atualmente, o saber psicomotor focaliza seu objeto de estudo.
A psicomotricidade surgiu para responder as questões relacionadas ás dificuldades e problemas que envolviam os aspectos motor e cognitivo, e não eram solucionados pelos neurologistas. Daí então, a psicomotricidade tornou-se um instrumento importante de reeducação do corpo, posteriormente, como terapia no tratamento de patologiaspsicomotoras, afetivas, relacional e cognitivas, ou seja, tornou-se indispensável no auxilio do tratamento de indivíduos que fosse portador de disfunções que englobam as patologias citadas.
Hoje, a psicomotricidade tem forte influência na educação tanto na questão psicomotora funcional como relacional, por ser um meio pelo qual se trabalha as potencialidades e habilidades da criança atendendo suasespecificidades como sendo única, respeitando suas limitações e promovendo seu desenvolvimento psicomotor, cognitivo e social.
Neste sentido, pode-se dizer que a psicomotricidades é inserida no contexto escolar com a finalidade de propiciar o lúdico e a interação socioeducativa, contemplando incialmente as crianças do ensino infantil, de acordo a proposta do Referencial a Curricular Nacional (BRASIL,1998). Este contempla a modalidade infantil nos vários aspectos da criança, como físicos, emocionais, afetivos, cognitivos e sociais, considerando que esta é um ser completo e indivisível, e as divergências estão exatamente no que se entende sobre o que seja trabalhar com cada um desses aspectos no contexto da aprendizagem escolar. O exercício da psicomotricidade neste sentido dentro do espaçoescolar tem favorecido satisfatoriamente o desenvolvimento da criança.
Atualmente, a psicomotricidade tem se estendido as demais modalidades de ensino, pois é um instrumento de inclusão para portadores de necessidades especiais e transtornos psicomotores, crianças com distúrbios de aprendizagem e, ainda, para aqueles que sentem dificuldade de interagir com o outro no convívio social. Dentre outrosrequisitos, a psicomotricidade também se preocupa com a prevenção e a saúde do sujeito, além do desenvolvimento cognitivo, psicomotor e sócio-emocional.
Como as demais ciências que se dedicam ao desenvolvimento do sujeito, a psicomotricidade, em sua prática, se determina a seguir os estágios de desenvolvimento e os níveis de aprendizagem do sujeito, ciente de que estes pressupostos são de sumaimportância para a aplicabilidade das atividades que atendem as necessidades daqueles que são submetidos ao trabalho de reeducação e educação do corpo.
Segundo Wallon, o corpo é uma totalidade e uma estrutura interna essencial para o desenvolvimento mental, afetivo e motor da criança. Respeitar e considerar esses pressupostos que implica no desenvolvimento do sujeito é um fator fundamental naelaboração metodológica das atividades no contexto da aprendizagem.
Vale ressalta que a psicomotricidade por atender as três dimensões da construção do corpo: motora, emocional e cognitiva favorece e estimula o processo de constituição do conhecimento pela internalização de construções sociais que são desenvolvidas a partir dessa integração. O corpo quando atendido nessas três dimensões tende a evoluire desenvolver suas potencialidades e habilidades.
Quando a criança tem suas habilidades e potencialidades desenvolvidas, ela é capaz, através do espaço e das relações espaciais, se situar no meio em que vive e estabelecer relações entre as coisas (re)construindo o seu conhecimento.
Ainda seguindo essa mesma linha de pensamento, é importante frisar que no contexto escolar, aprender a fazer...
tracking img