Dificuldade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 56 (13882 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]




A ERA VARGAS

[pic]
FIGURA 1: Getúlio Dornelles Vargas
Fonte: historiaebiblia.blogspot.com

Este curso foi elaborado pela profa Ivonete Maria Parreira, Graduada em História pela UFG/Go. Qualquer dúvida ou sugestão em relação ao curso envie para www.conhecer.org.br. Bons estudos!!!




INTRODUÇÃO

Getúlio Dornelles Vargas foi o presidente que mais tempo governou oBrasil, durante dois mandatos, possuía um comportamento controverso, amado por muitos e odiado por outros tantos, tinha uma habilidade extraordinária de conciliação, fazia pequenas concessões para acalmar os entraves políticos. Não será possível, neste pequeno curso, decifrar todo o governo de Vargas, sendo necessário ao aluno (a) realizar outras leituras, inclusive por encontrar diferentespontos de vista em relação ao regime de governo adotado por Getúlio.
A permanência de Getúlio Vargas no governo, por tanto tempo, com um mínimo de desgaste e com uma aceitação popular raramente encontrada na vida pública, pode ser explicada pelo seu profundo senso de realidade. Não era um idealista. Conhecia as limitações à sua volta e evitava o confronto além de suas forças, ora cedendo oraagindo com rigor implacável quando os ventos lhe eram favoráveis. Tinha uma forte intuição para identificar os componentes envolvidos em cada acontecimento, para aplicar o golpe certo no momento exato (VITORINO, 2011).
A História política de Vargas pode ser dividida em três momentos (BERNARDES, 2011):
1 – O primeiro, em que Vargas ocupou a cadeira de Ministro da Fazenda na presidência deWashington Luís que seria deposto em 1930 justamente por um movimento liderado por Vargas. Esta ação introduziu o nome de Vargas eternamente na história do Brasil, visto que se não tivesse liderado o golpe seria esquecido como tantos outros ministros.
2- O segundo momento foi o período de 1930 a 1945 com três fases distintas: a primeira, como Chefe do Governo Provisório, que vai de 1930 a 1935. Nestafase a legitimidade de sua investidura surgiu do movimento revolucionário. A segunda, eleito presidente pelo voto indireto de acordo com a constituição de 1934, é uma fase curta que acaba quando ocorre o golpe de 1937 e uma terceira fase que vai até 1945.
3- O terceiro momento é quando ele foi eleito senador em 1945 e voltou ao poder em 1950, eleito presidente pelas vias democráticas, e governouaté a sua morte em 1954.
O período da história brasileira em que Getúlio Dornelles Vargas esteve no comando do executivo federal foi um momento singular de nossa história. Muitos historiadores políticos acreditam que Getúlio “não morreu”, sua herança política é tão forte que o cenário político e econômico brasileiro, de tempos em tempos, lembra de sua conduta através de seus sucessoresideológicos.
O político que, entre ditaduras e eleições indiretas, passou 15 anos no poder, para depois voltar em 1951, aclamado democraticamente, suicidou-se três anos depois, mas reviveu com seu herdeiro, João Goulart. Morreu de novo na deposição de Jango pelos militares em 1964, renasceu com a eleição indireta de seu ministro da justiça e articulador político, Tancredo Neves, paramorrer de novo na ascensão do globalizador Fernando Collor. A volta se dá com Itamar Franco, e a nova morte ocorre na era Fernando Henrique Cardoso. Mas não acaba, diante da chegada ao poder do metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva, migrante nordestino filho da política de industrialização iniciada por Vargas... (Disponível em: http://www.pralmeida.org/04Temas/03Historia/01EravargasOGlobo21Ago04.pdf.Acesso em 17/02/2011)


Getúlio Dornelles Vargas

Vargas nasceu em 19 de abril de 1882 na cidade de São Borja, mas seu registro é de 1883, ano em que morreu Karl Marx e nasceu John Maynard Keynes, um momento de passagem do capitalismo liberal selvagem para o regime de capital e trabalho. Filho do estancieiro Manuel do Nascimento Vargas e de Cândida Dornelles, tinha quatro irmãos: Viriato,...
tracking img