O processador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O processador, também conhecido como CPU, é peça fundamental dos computadores. E não estamos falando apenas dos famosos PCs. Celulares, video games, smartphones, tablets: todos esses dispositivosprecisam de processadores para funcionar. Esse componente tão vital é responsável por carregar e realizar as operações aritméticas e lógicas de que os programas de computador fazem uso. Portanto, nadafunciona sem a famosa CPU.
Levou décadas para que chegássemos aos modelos atuais de processadores. Na verdade, demoramos alguns anos para chegar também à ideia que temos hoje de como uma CPU funciona.Antes, os softwares não eram compatíveis com todos os modelos de computador, já que eles eram desenvolvidos especificamente para cada máquina.

Em 1945, a ideia de uma unidade central deprocessamento capaz de executar diversas tarefas foi publicada por John Von Neumann. Chamado de EDVAC, o projeto desse computador foi finalizado em 1949. Essa é a origem dos primeiros modelos “primitivos” deprocessadores da forma como os conhecemos. Além disso, o EDVAC e outros computadores, como o Mark I, da Universidade de Harvard, marcam o início da era dos computadores modernos, capazes de armazenarprogramas.

Linha do tempo (se quiser podemos usar essa imagem Joaci, demonstra a evolução dos processadores até os dias atuais)

Principais Características do Processador
Algumas característicassão essenciais para determinar a performance de um processador. Podemos destacar:
A freqüência do relógio (clock): estabelece o sincronismo para a comunicação entre os elementos do hardware (memória,processador, periféricos). Quanto maior for o clock, mais operações poderão ser executadas no mesmo tempo. Convém salientar que por questão econômicas e técnicas (interferências) as placas periféricasgeralmente possuem freqüências menores do que a do processador. A evolução no processo de fabricação do chip com a diminuição de sua potência permite que o clock cresça cada dia mais. A limitação é...
tracking img