Dificuldade de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
FACULDADE DE TEOLOGIA INTEGRADA-FATIN PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL

















FRANCISCA DE QUEIROZ SANTANA



DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM:
DEFICIÊNCIA OU COMODISMO?

















Senhor do Bonfim
2011
FRANCISCA DE QUEIROZ SANTANA






































DIFICULDADE DE APRENDIZAGEMDEFICIÊNCIA OU COMODISMO?






Monografia apresentada ao Programa de Pós-graduação em Psicopedagogia institucional – Faculdade de Teológia Integrada - FATIN, como requisito à obtenção do grau de Especialista em Psicopedagogia Institucional.


Orientadora: Profa. Hilgerly Gomes AlvesSenhor do Bonfim
2011

























































FICHA CATALOGRÁFICA
















































































Dedico ao meu esposo Ozias, pela compreensão e ajuda na hora docansaço e do stress, além da ajuda nos afazeres.
Aos meus filhos, João Neto, Joanir e Joquebede pela colaboração no momento em que precisei de silêncio.
Aos meus pais pelas orações e apoio. Sem eles eu nunca conseguiria chegar onde estou, ou seja, não teria nascido.
AGRADECIMENTOS


















Agradeço a Deus, que me tem ajudado em todos os momentos da minha vida, dando-meforças para enfrentar as dificuldades no decorrer de todo o meu caminho e me dando sabedoria para adquirir mais conhecimentos. Também aos meus pais pelas orações e apoio, ao meu esposo Ozias e aos filhos (Razão do meu viver): J. Neto, Joanir, Joquebede, e a minha cunhada Nega. Bem como também aos meus colegas de turma em especial ao meu Pastor (Francisco Pereira).


EPÍGRAFE“A tarefa do professor é despertar a mente do aluno, é estimular idéias, através do exemplo, da simpatia pessoal, e de todos os meios que puder utilizar para isso, isto é, fornecendo-lhe lições objetivas aos sentidos e fatos para a inteligência... O maior dos mestres disse: “a semente é a palavra.” O verdadeiro professor é o que revolve a terra e planta asemente.” (John Milton Gregory)
RESUMO




A pesquisa apresenta uma análise das dificuldades de aprendizagem na Leitura e Escrita dos alunos em séries iniciais do ensino fundamental, alunos da Escola Municipal 1º grau de Estiva, município de Senhor do Bonfim, BA. O estudo se pautou na abordagem qualitativa na realização das atividades, através da observação e entrevista com professores e alunos, o quemelhor proporcionou compreender o processo de aprendizagem da leitura e escrita. Durante a pesquisa constatou-se que as principais dificuldades que os alunos apresentam para ler e escrever, são decorrentes de vários fatores, porém enfatizamos os mais importantes na nossa concepção, como: falta de acompanhamento individual, tanto da família como da escola; falta de paciência dos professores;recursos inadequados; bem como a responsabilidade da família em manter as crianças na escola. Sendo assim, consideramos que o presente estudo trouxe-nos resposta satisfatória para nossos questionamentos a respeito das dificuldades enfrentadas pelos alunos no processo da leitura e escrita.








Palavras-chave: aprendizagem, desenvolvimento, escola.

ABSTRACT






The researchpresents an analysis of learning difficulties in reading and writing skills of students in early grades of elementary school pupils of the Municipal School 1 st grade Stowage, city of Senhor do Bonfim, BA. The study was made on a qualitative approach in carrying out activities through observation and interviews with teachers and students, which provided better understand the process of reading and...
tracking img