Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 2
A IMPORTÂNCIA DA ERGONOMIA 3
O USO DA ERGONOMIA 3
ERGONOMIAORGANIZACIONAL 3
ERGONOMIA COGNITIVA 4
ERGONOMIA FÍSICA – ANTROPOMÉTRICA, FISIOLOGICA E BIOMECÂNICA 5
CONFORMIDADE LEGAL6
ÁREA DO CONHECIMENTO ESCOLHIDA 7

METODOLOGIA 8

RESULTADOS E DISCUSSÕES 9
EFEITOS POSSÍVEIS DAPOSTURA SENTADA E SOLUÇÕES 13
- EFEITOS POSSÍVEIS, NAS COSTAS, DA POSTURA SENTADA 13
- EFEITOS POSSÍVEIS, PARA O PESCOÇO, DA POSTURA SENTADA 15
- EFEITOS POSSÍVEIS, NAS PERNAS, DA POSTURA SENTADA 16
- EFEITOS POSSÍVEIS, NOS BRAÇOS, DA POSTURA SENTADA;17
POSSÍVEIS EFEITOS PARA OS OMBROS; 18
POSSÍVEIS EFEITOS DO COTOVELO E PUNHO. 18

CONCLUSÃO 20

BIBLIOGRAFIA22

ANEXOS 23

INTRODUÇÃO

A ergonomia é o conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários à concepção de instrumentos, máquinas edispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto e eficácia. Neste contexto percebe-se a necessidade de atividades ergonômicas, a fim de, objetivar o bem-estar e a qualidade de vida do trabalhador, compreendendo sua complexidade, e estruturando vínculos responsáveis pelo equilíbrio entre produtividade, e as limitações do ser humano.
Devem-se propiciar registros das atividades humanascotidianas de uma empresa, para que seja possível analisar e assimilar as condições trabalhistas locais, além de, conseqüentemente, concluir se são adequadas às características físicas e biológicas de a do trabalhador. O projeto a ser apresentado foi desenvolvido em uma instituição de ensino superior na cidade de Cabo Frio no Estado do Rio de Janeiro, Universidade Veiga de Almeida – UVA. A Universidadeestá estruturada dentro de uma gestão administrativa e acadêmica adequada aos propósitos atuais da instituição, nos campos de ensino da pesquisa de extensão. Essa adequação tem reflexo na funcionalidade dos diversos setores da mesma, o ambiente plural e democrático à Universidade.
Com setenta e seis (76) anos de existência e com um modelo de ensino vitorioso, a UVA tem como missão formarprofissionais oferecendo ensino de qualidade, estimulando e desenvolvendo pesquisa científica. Além de ter como objetivo contribuir de docente bem preparada e alinhada com tudo o que acontece no mercado de trabalho.
Entende-se por Ergonomia o estudo das interações das pessoas com a tecnologia, a organização e o ambiente, objetivando intervenções e projetos que visem melhorar de forma integrada e não...
tracking img