Dificuldade de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (730 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Dificuldade de Aprendizagem
O termo dificuldade de aprendizagem começou a ser usado na década de 60 e até hoje na maioria das vezes é confundido por pais e professores como uma simples desatençãoem sala de aula ou espírito bagunceiro das crianças. Mas a dificuldade de aprendizagem refere-se a um distúrbio que pode ser gerado por uma série de problemas cognitivos ou emocionais que pode afetarqualquer área do desempenho escolar. Dificuldade de aprendizagem é um termo geral que se refere a um grupo heterogêneo de transtornos manifestados por dificuldades significativas na aquisição e uso daescuta, da fala, da leitura, da escrita, do raciocínio ou habilidades matemáticas. Estes transtornos são intrínsecos (próprio) ao indivíduo, supondo-se que são devido à disfunção do sistema nervosocentral e podem ocorrer ao longo do ciclo vital.
A área da educação nem sempre é cercada somente por sucessos e aprovações. Muitas vezes no decorrer do ensino nos deparamos com problemas que deixam osalunos paralisados diante do processo de aprendizagem. Neste contexto é importante que todos os envolvidos no processo educativo estejam atentos a essas dificuldades, observando se são momentâneas ouse persistem há algum tempo.
As dificuldades podem advir de fatores orgânicos ou mesmo emocionais e é importante que sejam descobertas a fim de auxiliar o desenvolvimento do processo educativo,percebendo se estão associadas à preguiça, cansaço, sono, tristeza, agitação, desordem, dentre outros, considerados fatores que também desmotivam o aprendizado.
A dificuldade mais conhecida e que vemtendo grande repercussão é a dislexia, porém, é necessário estarmos atentos a outros sérios problemas: disgrafia, discalculia, dislalia, disortografia e o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção eHiperatividade).
- Dislexia: é a dificuldade que aparece na leitura, impedindo o aluno de ser fluente, pois faz trocas ou omissões de letras, inverte sílabas, apresenta leitura lenta, dá pulos de linhas...
tracking img