Curiosidade da coleta seletiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (688 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Curiosidades da Coleta Seletiva



1º Papel amassado pode ou não ser reciclado?

Resp.: Isso não confere com a verdade, afinal para ser reciclado o papel será triturado, para o reaproveitamentode suas fibras. Isso já até foi verdade um dia, mas hoje a tecnologia da reciclagem facilitou o processo.

2º Embalagens LONGA VIDA são recicláveis?

Resp.: Uma embalagem longa vida, por ter emsua formação alumínio, plástico e papel, serve para duas funções de reciclagem. A primeira é pela fibra do papel que é separada do plástico e do alumínio podendo se tornar um novo papel. Já o alumínioe o plástico são fundidos e dão origem, entre muitas coisas as telhas ecológicas, hoje já substituindo em total as telhas de amianto, por serem mais resistentes e eficazes na questão térmica.  
3ºTodo produto com o símbolo de reciclável é ou será reciclado?
Nem sempre. Os símbolos de reciclabilidade foram desenvolvidos para ajudar a identificar e separar materiais como vidro, plástico,papel/papelão, alumínio e aço para reciclagem. Muitas empresas já utilizam esse tipo de marketing como forma de agregar valor ao seu produto, mas é preciso ficar atento. Aquele símbolo significa que osmateriais são potencialmente (e tecnicamente) recicláveis e não que serão efetivamente reciclados. Ou seja, pode acontecer, mas não necessariamente irá acontecer. Por isso, não se engane, procure saber aorigem daquela embalagem e, quando for descartá-la, jogue-a em um coletor específico para aquele material.
4º Os materiais podem ser eternamente reciclados?
Não. Muitas pessoas pensam que os materiaispodem ser infinitamente reciclados, sempre originando outro produto com as mesmas propriedades do antigo, mas não é isso que acontece. O papel, por exemplo, em um determinado momento, precisará daadição de fibras de celulose “virgens”, o que acarreta novos danos como a extração de novas árvores, solo, água e energia. O plástico é outro material que nunca terá seu ciclo de reaproveitamento...
tracking img