Dificuldade de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5801 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM na 2ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL.






Dificuldades de Aprendizagem na Leitura e na Escrita dos Alunos nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental.




RESUMO


O presente artigo pretende abordar concepções sobre a dificuldade de aprendizagem, com ênfase na leitura e escrita, proporcionando aos profissionais da educação maior compreensão sobre asdificuldades dos alunos que interferem no processo educacional, analisando as principais dificuldades que ocorrem na alfabetização, suas respectivas características e as metodologias apropriadas para tal dificuldade.
Visa contribuir para uma educação de qualidade que atenda todas as necessidades, principalmente aquelas que interferem no processo de aprendizagem, e assim todos os que educam tantomestres, pais e pessoas engajadas no processo ensino-aprendizagem estarão prontas para conhecer e refletir sobre a problemática decorrente na aprendizagem.
A aprendizagem é um aspecto relevante na vida do ser humano, no entanto, os estudos têm constatado várias dificuldades ocorridas durante o processo de escolarização. Considerando que a escrita e a leitura são formas de linguagem mais requisitadaspela escola e se constitui como elemento básico para a avaliação escolar.
Palavras-chave: leitura, escrita, dificuldade de aprendizagem.















Introdução



As dificuldades de aprendizagem se constituem como uma das áreas mais complexas de se conceituar em decorrência da variedade de teorias, modelos e definições que visam esclarecer esse problema.
O desenvolvimentointegral do homem e exigências para a formação de qualquer cidadão ocorre no início da escolarização e, portanto, no momento de ingresso no ensino formal. Dificuldades de aprendizagem são indivíduos que apresentam, em determinados momentos, dificuldades específicas, focalizada e limitada. Apresentam dificuldades específicas para aprender, principalmente em relação aos conteúdos acadêmicos.
Acriança com dificuldade de aprendizagem é aquela que apresenta bloqueios na aquisição do conhecimento, na audição, na fala, leitura, raciocínio ou habilidades matemáticas. Estas desordens são intrínsecas ao sujeito, presumidamente, devido a uma disfunção do sistema nervoso central, podendo ocorrer apenas por um período na vida.
Reconhecendo a importância de se discutir acerca das dificuldades deaprendizagem referentes à leitura e a escrita objetiva-se através deste, apresentar alguns direcionamentos significativos voltados ao estímulo, da capacidade do aluno de desenvolver a prática da leitura e escrita um dos pontos preponderantes ao caminho da aprendizagem, até porque o aluno encontra-se inserido no contexto que exige uma interpretação sistemática advinda do hábito de ler e escrever.
Porse apresentar como uma barreira no processo, a leitura se difunde através de textos, que fogem um pouco da capacidade do aluno, são cansativo, desatualizados e apresenta muitas vezes uma linguagem complexa, o que dificulta seu acesso á leitura e suas manifestações.
Neste contexto, compreendendo a necessidade de se desenvolver a leituras como uma das etapas do processo educativo enfatizando-se osaspectos principais norteadores da pesquisa voltada ao enfrentamento dessa problemática e seu redimensionamento, no contexto pedagógico.
Entende-se que cada aluno apresenta sua dificuldade, alguns tem bloqueios para escrever, expressar suas emoções, falar etc. Nesse contexto, o professor precisa estar atento a essas dificuldades, a fim de criar mecanismo para seu enfrentamento, reconhecendo que nafase inicial, a criança absorve o que lhe é repassado e incorpora valores que no decorrer da vida escolar, se contemporizam com outros, podendo gerar conflito ou dificuldades.
Com base nessas situações problema, nos perguntamos:
• Quais as dificuldades vivenciadas pelos alunos nas series iniciais no processo de aprendizagem da leitura e escrita?
• Que alternativas metodológicas podem ser...
tracking img