Pesquisa quantitativa e qualitativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOCENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃOCIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
BiblioteconomiaDisciplina: Métodos e Técnicas de PesquisaDocente: Maria Mercedes D.F. Otero
PESQUISA QUALITATIVAE PESQUISA QUANTITATIVA
Marcelo DantasVanessa CavalcanteRecife20061
 
INTRODUÇÃO

Ao iniciar-se uma pesquisa, precisa-se definir o tema e escolher entre realizar uma pesquisa quantitativa ouuma pesquisa qualitativa. Uma não substitui a outra: elas secomplementam.

PESQUISA QUALITATIVA

Tem caráter exploratório, isto é, estimula os entrevistados a pensarem livremente sobrealgum tema,objeto ou conceito. Mostra aspectos subjetivos e atingem motivações nãoexplícitas, ou mesmo conscientes, de maneira espontânea. É utilizada quando se busca percepções e entendimento sobre a naturezageral de uma questão, abrindo espaço para ainterpretação.É uma pesquisa indutiva, isto é, o pesquisador desenvolve conceitos, idéias eentendimentos a partir de padrões encontrados nos dados, ao invés decoletar dados paracomprovar teorias, hipóteses e modelos pré-concebidos.

PESQUISA QUANTITATIVA

É mais adequada para apurar opiniões e atitudes explícitas e conscientes dosentrevistados, poisutiliza instrumentos estruturados (questionários). Deve ser representativade um determinado universo de modo que seus dados possam ser generalizados e projetados para aquele universo. Seu objetivo émensurar e permitir o teste de hipóteses, já que osresultados são concretos e menos passíveis de erros de interpretação. Em muitos casos cria-seíndices que podem ser comparados ao longo do tempo,permitindo traçar um histórico deinformação.Mostra-se apropriada quando existe a possibilidade de medidas quantificáveis devariáveis e inferências a partir de amostras numéricas, ou busca padrõesnuméricosrelacionados a conceitos cotidianos.

MÉTODOS DE COLETAS DE DADOS

* Amostra
Qualitativa: não há preocupação em projetar resultados à população. O número deentrevistados geralmente é pequeno....
tracking img