Custeio abc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3115 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro
- Facal-

José M. Justino Cavalcanti da Silva

Custeio ABC

Limoeiro, Maio de 2012.

Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro
- Facal-
José M. Justino Cavalcanti da Silva

Custeio ABC

Trabalho apresentado á professora Paula Valéria, referente à disciplina Contabilidade de Custos do 5º Período do Curso de Bacharelado em CiênciasContábeis.

Limoeiro, Maio de 2012.

Sumário


Introdução 03
Custeio Baseado em Atividades 04
Definições 04
Importância e Utilização do Custeio ABC 05
Implementação do ABC 05
Direcionadores de Custos 07
Relevância na área Pública 08
Exemplo da Aplicação do ABC em uma indústria 10
Vantagens e desvantagens da utilização do ABC 13
Conclusão 15Referências 16

Introdução

Com o avanço tecnológico e a crescente complexidade dos sistemas de produção, em muitas indústrias os custos indiretos vêm aumentando continuamente, tanto em valores absolutos quanto em termos relativos, comparativamente aos custos diretos. Outro fator importante e que exige maior alocação dos custos indiretos é a grande diversidade de produtos e modelos fabricadosem uma mesma planta, o que vem ocorrendo com cada vez mais frequência em alguns setores industriais.
Por isso a importância de um tratamento adequado na alocação dos CIP aos produtos e serviços, pois os mesmos graus de arbitrariedade e de subjetividade eventualmente tolerados no passado podem provocar hoje enormes distorções, dependendo, sobretudo de dois fatores: a proporção de custosindiretos no total e a diversificação das linhas de produção.
Dessa ideia surge o “Activity-Based Costing”, em português Custeio Baseado em Atividades, ou simplesmente Custeio ABC, que procura reduzir as distorções provocadas pelos rateios dos custos indiretos.

Custeio Baseado em Atividades (ABC)

Definições

Custeio baseado em atividades ou custeio ABC (Activity-Based Costing) é um método decusteio que está baseado nas atividades que a empresa efetua no processo de fabricação de seus produtos e que procura reduzir sensivelmente as distorções provocadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos. Antigamente essa arbitrariedade era aceita, pois a proporção dos custos indiretos de fabricação em comparação aos demais custos era pequena, hoje com o advento da tecnologia e a crescenteimplantação de sistemas informatizados, os custos indiretos de fabricação foram crescendo, aumentando assim as distorções provocadas pelo rateio.
Essa metodologia foi desenvolvida em meados da década de 1980, na Universidade de Harvard, pelos professores americanos Robert Kaplan e Robin Cooper e fornece um método para o tratamento dos custos indiretos, através da análise das atividades, dos seusgeradores de custos, e dos utilizadores.
O uso deste método permite uma melhor mensuração dos custos, consistindo na sua identificação, análise e alocação  aos processos de uma determinada empresa, visando melhor gerenciar a lucratividade. De forma clara: os recursos são atribuídos a cada atividade; em seguida, as atividades são atribuídas a objetos de custo com base no seu uso. O custo baseado ematividades reconhece os relacionamentos de causa dos responsáveis pelos custos das atividades.
Porém, para que essa mudança nos processos dê resultados visuais e positivos para a empresa é necessária uma correta definição dos direcionadores de custos, que são os fatores determinantes de uma atividade, pois mostram a verdadeira causa deles, que são:
* Direcionadores de custos de recursos – quedeterminam a ocorrência de uma atividade.
* Direcionadores de custos de atividades – que vão identificar como os produtos e/ou serviços consomem as atividades.

Importância e Utilização do Custeio ABC
A utilização do sistema de custeio ABC dar-se em virtude do mesmo não ser apenas um sistema que dá valor aos estoques, mas também proporciona informações gerenciais que auxiliam os tomadores...
tracking img