As farc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As FARC
Propondo a paz no país as duas forças políticas da Colômbia, liberais e conservadoras e liberais, tomaram a Frente Nacional na década de 1960. Essa organização teve forte oposição de algumasvertentes das forças liberais, resultando na formação de grupos guerrilheiros de ideologia socialista, com destaque para o Exército de Libertação Nacional (ELN), o Movimento Revolucionário 19 deAbril (M-19) e, principalmente, para as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
As FARC foi criada em 27 de maio de 1964 pelo ex-militar liberal Pedro Antônio Marín, as FARC surgiu como umgrupo de cunho marxista-leninista, agindo no meio rural e tomando táticas de guerrilha. Essa organização tem o objetivo de implantar o socialismo na Colômbia, gerando a distribuição igualitária de renda,a reforma agrária, o fim de governos corruptos e das relações políticas e econômicas com os Estados Unidos, entre outros aspectos sociais.
Críticas nacionais e internacionais caracterizam as FARCcomo terrorista. Críticos ao movimento dizem que os métodos da organização desacreditam seus objetivos primeiros e sua ideologia. As FARC frequentemente atacam civis não envolvidos noconflito, instalam minas antipessoais, recrutam crianças-soldados, mantém reféns para trocá-los por razões políticas, alguns com mais de 10 anos de cativeiro, e são responsáveis pelo deslocamento de milhares de civisatingidos pelo conflito.  O porta-voz das FARC Raul Reyes afirmou que elas sempre evitaram as casualidades civis, ao não alistamento de civis e de soldados com menos de 15 anos, contudo ele reconheceque o uso de minas e morteiros são extremamente perigosos à população civil. Durante a década de 1990, a organização chegou a dominar cerca de 40% do território colombiano, possuindo mais de 18 milguerrilheiros. Mas, com ajuda financeira dos Estados Unidos, expulsou-os para áreas perto das fronteiras com países vizinhos.
Os sequestros e o contrabando de ogdras, em especial da cocaína, são...
tracking img