As farc

Páginas: 3 (550 palavras) Publicado: 12 de março de 2013
proudofbeingdifferent01 As FARC libertaram em Abril os dez últimos polícias e militares que mantinha sequestrados
Mais de meio século após o início do conflito, o Governo colombiano e as ForçasArmadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) chegaram a acordo para iniciar conversações de paz. O diálogo deverá começar em Outubro em Oslo, na Noruega.

O acordo para iniciar o diálogo foi noticiadopela estação de televisão venezuelana Telesur, mas não se conhecem ainda os pormenores das negociações secretas que permitiram abrir caminho às conversações. Sabe-se que decorreram em Havana, Cuba, eque uma agenda das negociações deverá ser divulgada em breve pelo Presidente colombiano, Juan Manuel Santos.

Primeiro irá realizar-se um encontro em Oslo entre representantes da guerrilha e doGoverno da Colômbia, provavelmente a 5 de Outubro, depois o diálogo deverá prosseguir em Havana. Há um ano que as FARC tinham manifestado a intenção de iniciar conversações de paz, um objectivo que aguerrilha, que iniciou a luta armada em 1964 e terá hoje cerca de 9200 combatentes, terá procurado viabilizar com a libertação, em Abril, dos dez últimos polícias e militares colombianos que mantinhasequestrados há vários anos.

O acordo para dar início ao diálogo foi alcançado nesta segunda-feira, noticiou o director de informação da Telesur, Jorge Enrique Botero, que garantiu que a informaçãofoi-lhe confirmada “por fontes credíveis do Governo de Juan Manuel Santos e das FARC”. As autoridades colombianas não comentaram o acordo, mas o antigo vice-presidente colombiano Francisco Santos, queintegrou o Governo do antigo Presidente Álvaro Uribe entre 2002 e 2010, garantiu através da rádio RCN em Bogotá que o Governo colombiano “anunciará nos próximos dias o início das negociações com asFARC”.

Francisco Santos é o actual director da informação da RCN, e é também primo do Presidente Juan Manuel Santos. De acordo com o que divulgou através da estação, “a agenda da negociação entre o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Farc
  • Farc
  • FARC
  • farc
  • FARC
  • as farc
  • FARC
  • As farc

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!