Dietas alternativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1975 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DIETAS ALTERNATIVAS

ALIMENTAÇÃO VEGETARIANA

A alimentação vegetariana é baseada no consumo de alimentos vegetais excluindo-se qualquer tipo de alimento de origem animal, quer por motivos espirituais, religiosos, filosóficos, morais ou simplesmente por modismo.
Nem sempre, contudo, existe a preocupação com a origem e o modo de produção dos alimentos. Pelo risco de ocasionar deficiências nofornecimento de ferro, cálcio e vitaminas B12 e D, uma dieta estritamente baseada em produtos vegetais necessita da orientação de médicos ou nutricionistas.
Existem, contudo, varias linhas de vegetarianismo. São elas:

OVO-LACTO-VEGETARIANISMO

Além de frutas e verduras, essa dieta é complementada com ovos, leite e seus derivados. A vantagem dessa dieta consiste no maior equilíbrio do pontode vista nutricional, uma vez que o fornecimento adequado de cereais integrais, leguminosas, ovos e leite suprem as demandas protéicas do organismo.

LACTO-VEGETARIANISMO

Essa dieta se assemelha à descrita anteriormente, com a diferença de que seus adeptos não consomem ovos.

OVO- VEGETERIANISMO
Incluem na sua alimentação os ovos, mas excluem o leite e todos os seus derivados.
Muitos dosque retiram o leite da sua alimentação fazem-no por preocupações ambientais, compaixão pelos animais ou por motivos de saúde (intolerância à lactose, por exemplo).

VEGANO

Veganismo é uma opção de vida de pessoas que por razões éticas (relacionadas ao respeito aos direitos animais) prescindem do uso de qualquer produto de origem animal na sua vida cotidiana.
Um vegano não come nenhum produtode origem animal. Nenhuma carne e nem alimentos como ovos, gelatina, mel, mocotó etc. Não usa roupas feitas com couro, peles, lã e seda.
Não utilizam produtos de empresas que façam testes com animais. Assim como não freqüenta circos, zoológico, touradas, rodeios ou qualquer forma de entretenimento que utilize animais.
[pic]

Encontramos ainda outras ramificações como: Frugívoros e Crudívoros.Frugívoros

Os frugívoros (também designados como frutívoros) alimentam-se exclusivamente de frutos, grãos e sementes, como tomate, banana, manga, abacate, nozes, pepino, abóbora e amendoim, entre outros.
Têm uma alimentação muito semelhante aos veganos, com a diferença que se recusam a utilizar alimentos que matam a planta. Evita assim todas as raízes, como sejam: cenoura, batata, cebola.Crudívoros

Alimentam-se única e exclusivamente de alimentos crus.
Defendem que o homem é o único animal que cozinha os alimentos, destruindo com isto as suas propriedades nutritivas e que estamos preparados para digerir e assimilar alimentos crus (naturais).
Seu principio é não aquecer os alimentos a uma temperatura superior a 42° C, com o objetivo de manter suas enzimas e propriedadesnutritivas (vitaminas). O alimento é consumido ‘in natura’.
Em substituição ao calor do fogão, utilizam-se outros utensílios como o processador e o liquidificador. Alimentos cárneos e laticínios não fazem parte da dieta, em compensação grãos, verduras e frutas são alimentos freqüentes.
Dizem que a dieta, (também conhecida como living food, alimentação sustentável, alimentação viva e aindacrudivorismo) combate os radicais livres e fortalece o corpo, além de retardar o envelhecimento e prevenir inúmeras doenças.


ALIMENTAÇÃO MACROBIÓTICA

A alimentação macrobiótica é uma das mais antigas do mundo, sendo praticada pelos chineses há 6 mil anos. Existe por vezes a idéia de que a Macrobiótica e o vegetarianismo se regem pelos mesmos princípios, o que não é verdade - o regime macrobiótico,sendo predominantemente de origem vegetal, não é necessariamente vegetariano, pois o uso de produtos animais (principalmente peixe) é aceitável.
Segundo uma versão histórica, um monge zen buscando compreender o sentido da vida através de meditação profunda, percebeu que em tudo havia forças contrarias (dia/noite; Homem/Mulher; frio/calor....) e que esses forças contrarias se atraiam e se...
tracking img