Prova para nutricionista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4495 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROVA ESPECÍFICA / NUTRICIONISTA




QUESTÃO 16


Em 1996, foi realizado no Brasil o Estudo Multicêntrico sobre o Consumo Alimentar em algumas cidades brasileiras. Um dos principais objetivos desta pesquisa foi identificar fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Qual dos achados abaixo apresenta fatores considerados de risco para as doenças cardiovasculares?

A) Elevadoconsumo de lipídeos, principalmente ácidos graxos saturados; carboidratos simples; aumento dos triglicérides séricos.

B) Elevado consumo de lipídeos, principalmente ácidos graxos saturados; carboidratos simples; redução do consumo de ferro e cálcio.

C) Elevado consumo de lipídeos, principalmente ácidos graxos poliinsaturados; carboidratos complexos; aumento dos triglicérides séricos.

D)Redução do consumo de ferro e cálcio; aumento do consumo de lipídeos.



QUESTÃO 17


A obesidade é uma doença de grande prevalência mundial, sendo hoje considerada como prioridade para a Organização Mundial de Saúde. Esta sua importância se deve ao fato de a obesidade ser considerada fator de risco para uma série de doenças crônicas não transmissíveis, como a diabetes mellitus tipo 2, alguns tiposde câncer, entre outras.

No entanto, para atuar preventivamente sobre a obesidade, torna-se necessário conhecer seus determinantes. São alguns deles:

A) Renda, ingestão elevada de alimentos calóricos, hipercolesterolemia e fatores genéticos.

E) Ingestão elevada de alimentos calóricos, hipercolesterolemia, dislipidemias e fatores genéticos.

F) Renda, sedentarismo, hábitos alimentaresinadequados e fatores genéticos.

G) Renda, sedentarismo, hábitos alimentares inadequados e hipercolesterolemia.



QUESTÃO 18


Uma das formas de evitar os surtos diarréicos em unidades hospitalares é a correta higienização dos alimentos.

No caso das frutas e legumes crus, qual a forma mais adequada de proceder à higienização? (ARRUDA, 2002).

A) Lavar um a um em água corrente,deixar de molho em solução de hipoclorito de sódio por meia hora e enxaguar caso considere necessário.

H) Lavar um a um em água corrente, deixar de molho em solução de ácido acético por 20 minutos e enxaguar caso considere necessário.

I) Lavar um a um em água corrente, deixar de molho em solução de hipoclorito de sódio por 60 minutos e enxaguar em água potável.

J) Lavar um a um em águacorrente, deixar de molho em solução de hipoclorito de sódio por 10 minutos e enxaguar em água potável.



QUESTÃO 19


Em uma determinada Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) com 1.950 comensais, tem-se disponíveis 390 Kg de um tipo de carne bovina. Considerando que o fator de correção deste alimento é de 1,2 e a perda com a cocção é de 40%, a porção a ser oferecida a cada um dos comensais éde

A) 110 gramas.

K) 114 gramas.

L) 100 gramas.

M) 120 gramas.



QUESTÃO 20


Em uma determinada Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), consomem-se diariamente cerca de 52 Kg de tomate na preparação da salada.
Considerando que o fator de correção deste alimento é de 1,25, quantos quilos de tomate devem ser adquiridos para o consumo de dois dias?

A) 65 Kg.

N) 114 Kg.O) 130 Kg.

P) 83,2 Kg.

QUESTÃO 21


No planejamento de cardápios, temos várias opções, uma delas são os cardápios cíclicos, ou seja, aqueles com menus fixos construídos para cobrir determinado período de tempo como um mês, por exemplo.

São vantagens deste tipo de cardápio:

A) Se for possível realizar as operações de cozinhar/congelar possibilitam produzir todas as porções comantecedência, além de contribuirem para um melhor planejamento do estoque e permitirem ao nutricionista aproveitar as boas oportunidades de compra de gêneros em oferta.

Q) Poupam tempo, além de proporcionar maior eficiência da mão-de-obra e contribuir para um melhor planejamento do estoque.

R) Poupam tempo, favorecem a satisfação dos comensais, além de permitirem ao nutricionista aproveitar as...
tracking img