Burocracia max weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (463 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BUROCRACIA Max Weber A Burocracia é um conceito Administrativo, caracterizado por um sistema de diversos níveis hierárquicos, com altas divisões de responsabilidade, onde desenvolvam diversasregras; usado também no sentido pejorativo, alguns procedimentos e varias divisões de trabalhos.

Habitualmente a burocracia no Brasil, ficou conhecida como morosidade, ineficiência e papelório.Ajuntamentos de documentos desnecessários, processos, propinas e mais propinas na resolução de problemas. A Burocracia está presente nos órgãos dos governos federal, estadual e municipal, hospitais públicos,universidades, instituídos, previdências sociais, nas administrações públicas para infernizar a vida dos cidadão.

Weber criou e se aprofundou na matéria de organização Burocrática e teorizou oestudo da burocracia. Ele analisou o Estado como uma instituição burocrática, pois o Estado é uma parte da sociedade que esta acima dos demais fundamentado numa relação de direito. O Estado veio paraassegurar a classe dominante economicamente, uma dominação política, a fim de garantir a apropriação do excedente econômico. Para garantir a sua dominação, o Estado dispõe de transmitir sua ideologia,para garantir que as leis que são criadas, sejam cumpridas, de normas de intervir na economia.

Max Weber não tentou definir as organizações, nem estabelecer padrões de administração que elas devessemseguir. Weber descreveu as organizações como máquinas totalmente impessoais, que funcionam de acordo com regras que ele chamou de racionais. Estudou e procurou descrever o alicerce formal-legal emque as organizações reais se asseguram. Sua atenção estava dirigida para o processo de autoridade-obediência que, no caso das organizações modernas, depende de leis.

Segundo Max Weber, a autoridadepode ser distinguida em três tipos básicos: 1. Racional – baseia-se em normas impessoais e racionais, direitos e deveres; 2. Tradicional – usos de costumes, de geração em geração; 3. Carismática –...
tracking img