Dialetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (932 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Católica De Brasília – UCB
Curso de Letras
Disciplina: Sociolingüística em Língua Inglesa
Professor: Virgílio Almeida
Alunas: Aline Pereira da Silva
VerônicaPereira Cordeiro

Dialetos: uma variação Lingüística

“Pois é. U purtuguêis é muito fáciu di aprender, purqui é uma língua qui  a genti iscrevi ixatamenti cumu si fala. Num é cumu inglêis qui dá atévontadi di ri quandu a genti discobri cumu é qui si iscrevi algumas palavras. Im portuguêis, é só prestátenção. U alemão pur exemplu. Qué coisa mais doida? Num bate nada cum nada. Até nu espanhol qui éparecidu, si iscrevi muito diferenti. Qui bom qui a minha lingua é u purtuguêis. Quem soubé falá, sabi iscrevê.”

Jô Soares, revista veja, 28 de novembro de 1990

A discussão existente em voltado tema dialetos até hoje não possui uma definição claramente visível. Contudo, tais contradições não impedem que sociolinguístas continuem as pesquisas a cerca de tal temática. Na verdade, quantomaior as contradições e obstáculos pelo caminho, maior é o interesse dos sociolinguístas.
A sociolinguística, em síntese, é um ramo da linguística responsável por estudar a relação existente entrelíngua e sociedade, e obviamente deste estudo surge o que chamamos de ‘Dialetologia’ responsável pelo os estudos dos dialetos.
Uma pergunta que tira do sono dos sociolinguístas é ‘O que são osdialetos?’ Apesar de tantas pesquisas a cerca de tal temática não existe um conceito unificado a respeito dos dialetos. Saussure afirma que dialeto corresponde aos idiomas que de alguma maneiradiferenciam-se entre si em pequenos graus.
A língua é um sistema linguístico baseado em regras e valores existentes na mente de cada um dos falantes de determinada comunidade linguística, aprendido devidoaos ilimitados atos de fala com que eles tem contato. Entretanto dialeto é a denominação para variações linguísticas que podem ser classificadas em: regionais ou sociais.
Para Leonard Bloomfield,...
tracking img