Asss

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3695 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CHOCOLATE ARTESANAL
   
Apresentação

O que há de tão especial no chocolate? Existem pessoas que são verdadeiras "chocólatras" e chegam a fazer acompanhamento psicológico para tratar do vício, tamanho é o desejo irrefreável pelo chocolate. Além disso, bombons são um presente bastante comum entre casais apaixonados - mas de onde vem sua fama romântica?"

Theobroma, que do grego quer dizer"alimento dos deuses", é o nome de batismo do chocolate, que aconteceu em meados do século XVIII. O padrinho foi Carlos Linnaeus, um botânico sueco que conhecia muito bem a trajetória do chocolate através da história dos povos.

Difícil encontrar quem não sinta a boca encher-se de água diante de um bombom caseiro ou de uma bela trufa. Com a demanda aquecida, os chocolates caseiros são uma ótimaopção de negócio para quem tem habilidades na cozinha e pretende ganhar um dinheiro extra.

Localização

O futuro empresário em chocolataria tem de pensar na produção de forma integrada. Para organizar o negócio com bases profissionais o empresário vai ter que conseguir um bom local, dedicado à atividade.

A questão da temperatura não pode deixar de ser levada em consideração. O local temque ser fresco, de preferência em regiões de clima temperado constante. Em regiões mais quentes fica praticamente impossível trabalhar sem climatizar as áreas de produção e estocagem de produtos (com ar condicionado). A umidade relativa também deve ser sempre baixa.

Estrutura

Este tipo de empreendimento requer um espaço específico, que inicialmente poderá ser de 30m2, sendo que, com o aumentoda produção, esse área deverá aumentar gradativamente. Está área deverá ser dividida entre a área de produção e de atendimento.

Equipamentos

As posições e distribuição das máquinas e equipamentos, balcões de atendimento, depósitos, entre outros é importante para a integração das atividades de prestação de serviços a serem executadas e atingir satisfatoriamente a produção desejada, paratanto você deverá considerar tanto o layout interno ( ambiente, decoração, facilidade de movimentação, luminosidade, entre outros) como o externo ( vitrinas, fachada, letreiros, entradas e saídas, estacionamento, entre outros) da sua empresa.

Os equipamentos básicos são:
- Eletrodomésticos em geral (freezer, fogões, batedeiras, processadores, liquidificadores, etc.);
- Talheres (garfos, colheres,facas de corte, travessas, bandejas, etc.);
- Máquinas de ralar chocolate;
- Balanças eletrônicas;
- Derreteiras, estufas e formas, etc.

Pessoal

O número de funcionários irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, sendo que, deve-se contar com: doceiras, auxiliares de doceiras, auxiliar de escritório, etc.

Todas as pessoas que trabalham com você devem ter algumascaracterísticas para saber atender bem, tais como a habilidade em ouvir e atender os clientes, naturalidade na orientação dos clientes, boa vontade, persistência e paciência, saber negociar, equilíbrio emocional, identificar as necessidades dos clientes, iniciativa, agilidade e presteza no atendimento, identificar o perfil do usuário. Essas características podem ser adquiridas através de treinamentos o quedeve ocorrer periodicamente para você e seus funcionários. Conheça aqui os cursos que vão aprimorar seu conhecimento empreendedor http://www.sebrae-sc.com.br/treinamento

Público-Alvo

Os principais clientes são pessoas que compram chocolates principalmente para presentear, mas existe também um grande público formado por restaurantes, lanchonetes, lojas de doces, bares, padarias e empresas.Começando

Empresários do ramo sugerem aos iniciantes que usem o chocolate de leite, considerado nobre, ainda que o produto seja um pouco mais caro e "quanto maior a variedade de recheios, maiores as chances de ampliar as vendar".

No começo é aconselhável produzir pequenas quantidades de cada recheio, para avaliar aqueles que têm mais saída. Assim, você evita os gastos desnecessários ou...
tracking img