Diagnostico empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 71 (17589 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Diagnostico Empresarial

1- Atraso no setor de produçao:
• Há muitas paradas na produção para produzir pedidos que precisam ser entregues com urgência. A área de vendas vende mais que a capacidade de produção
Descrição:
Atrasos frequentes nas entregas dos pedidos é um sintoma de problema que deve ser imediatamente sanado.
Normalmente os atrasos são causados por:
a)Desempenho fracoda produção (falta de produtividade);

b) Falta de planejamento da produção.
Empresas que não fazem um bom planejamento da produção fazem interrupções constantes para substituir pedidos em produção por outros que precisam ser entregues com urgência, pois irão gerar faturamento mais rápido para a empresa.
Esta visão muito imediatista da necessidade de caixa tem como efeito uma sensíveldiminuição da produtividade da empresa. Toda vez que essas paradas ocorrem há diminuição do ritmo da produção, tempos desperdiçados para limpeza e ajustes de equipamentos.
Além disso pode causar insatisfação de clientes que terão a entrega de seus pedidos atrasados.
Por outro lado, é normal ouvir-se a queixa do pessoal da produção de que o prazo de entrega estipulado é impossível de ser obedecido.
Essefato ocorre normalmente quando não há uma boa coordenação entre a área de vendas e a produção, com a área de vendas vendendo para entregas em prazos que não podem ser cumpridos (em virtude dos tempos necessários para produzir o lote) ou pelo fato de que a capacidade de produção já está tomada.
Recomendações:
É importante implantar, para que haja produtividade na fábrica, o Planejamento e Controleda Produção (chamado de PCP).
Inicialmente, em reunião de planejamento, é acordado entre a área de vendas e de produção o que será produzido na próxima semana, quinzena ou mês, com base nos pedidos em carteira e nos produtos que provavelmente venderão mais, de acordo com a área de vendas, sendo que a venda desses produtos é um compromisso assumido pela área de vendas. A isto se dá o nome de planomestre de produção.
Esse plano mestre não poderá ser mudado, devendo a área de vendas solicitar para a produção os prazos de entrega possíveis, para produtos diferentes daqueles estabelecidos no plano mestre de produção
Em casos muito específicos (ex: um pedido para um evento que precisa ser entregue com urgência e não estava previsto no plano mestre) é preferível recorrer à terceirização daprodução do lote, se possível, do que paralisar a produção.
É importante disciplinar este processo interno da empresa, para que se torne uma rotina e possa acabar com os indesejáveis atrasos de pedidos e a baixa produtividade.
• Não se tem tempos padrões e metas de produção:
Descrição:
A produção de uma peça ou de um produto deve ser realizada de acordo com o estabelecido como tempo padrãode produção para o mesmo.
O tempo padrão é o tempo considerado adequado para produzir um item, considerando a preparação do equipamento, o tempo efetivo de produção e levando-se em conta, também, algumas tolerâncias como fadiga do operador e paradas eventuais (para necessidades fisiológicas, limpeza da máquina, por exemplo).
Uma vez estabelecidos os tempos padrões, esses se constituem em uma metada fábrica, devendo esta produzir os produtos dentro dos tempos estabelecidos.
Conhecendo-se a quantidade de equipamentos e funcionários disponíveis e os tempos padrões, é possível estabelecer as metas de produção para o período (dia, semana, mês). É fundamental que se estabeleçam metas de produção para que a fábrica desempenhe sua função de produzir com produtividade.
Com os tempos padrõesestabelecidos, é possível acompanhar se cada lote foi realizado dentro do seu tempo-meta. Assim, se é identificado que a produção não está saindo de acordo com a meta, é possível atuar corretivamente.
Quando uma empresa desconhece os tempos padrões, não consegue estabelecer as metas de produção ou então estabelece com alto grau de erro. Quando a produção é executada, certamente a meta ficará...
tracking img