Diagnosticar gestalt e behaviorismo no filme "a onda"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Larissa Sanabio Rego 1° Pedagogia – 2° Semestre
31/10/2011

Diagnosticar Gestalt e Behaviorismo no filme “A Onda”

Relacionando o filme com o pensamento Gestalt podemos ver que noprincípio a classe não estava toda envolvida na aula, porém, quando o professor começa à estimulá-los como um certo “jogo”, e os alunos passam a vivência-lo, até mesmo fora da escola, observamos quequando todo o grupo estava se desenvolvendo junto, a aula e os conteúdos eram melhor entendidos e executados; Muito mais, do que, quando a escola ainda era “subdividida” em pequenos grupinhos.Assim, o que o professor faz, rearrumar os lugares, muda os alunos, coloca quem tem notas “boas” para ajudar quem tem notas “ruins”, homogenizando os pensamentos de cada um.
Podemos ver tambémno jogo de pólo aquático, quando o garoto começa a trabalhar no grupo, e um ajudar o outro, o time é mais importante do que ele sozinho.

Com relação ao Behaviorismo, pude notarprincipalmente nas ideias do professor, que a princípio era mostrar que nos dias de hoje é possível sim vivermos em ditadura, pois o comportamento e instintos de todos os humanos, independente de classesocial, sexo, religião; são muito parecidos.
O professor estimulava, com o uso dos uniformes, nome do grupo, símbolos (logo), site; e os alunos davam uma resposta, que no começo parecia ser boa,já que a interação uns com os outros e com a matéria estava sendo excelente, mas no final, todos pudemos ver que o professor estimulou-os muito, e as respostas foram negativas, com ovandalismo na cidade, bullyng com quem não pertencia à “Onda”, e até o suicídio de um membro que não queria que o grupo acabasse.
Pude relacionar também, com um pensamento Behaviorista onde ocomportamento humano pode interagir com o ambiente, e as ações que podem ocorrer com esse meio social. Não foi uma ironia que estavam criando na sala de aula, uma forma de ditadura, já que moravam na...
tracking img